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Economia

16/01/2014 19:58

Vendas no varejo sobem e marcam 9º mês seguido de alta

Comércio Varejista

O volume de vendas no varejo cresceu 0,7% em novembro de 2013, em relação ao mês anterior, quando subiram 0,3% (dado revisado), já descontados os efeitos sazonais, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou acima da média estimada pelo Valor Data apurado junto a 19 consultorias e instituições financeiras, de 0,2%.

 

Na comparação com novembro de 2012, o varejo apresentou crescimento 7%. Em 2013, até novembro, o varejo teve aumento de 4,3%, ao passo que, em 12 meses até novembro, o setor avançou 4,4%.  O IBGE mostrou ainda que a receita nominal do varejo aumentou 1,1% em novembro, depois da alta de 0,8% em outubro (dado revisado). Aliás, como observa o instituto, a receita se mantém em alta desde março de 2012.

 

Na comparação com novembro de 2012, a receita nominal subiu 13,8%. No acumulado do ano até novembro, houve ampliação de 12%; em 12 meses até novembro, o avanço foi de 11,9%.  No caso do varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas subiu 1,3% eem novembro, após expansão de 2% em outubro (dado revisado). Comparado a novembro de 2012, houve alta de 5,7%.  Em 12 meses, o incremento foi de 3,8%.

 

A receita nominal do varejo ampliado avançou 1,7% em novembro, após alta de 2,4% em outubro. Em relação a novembro de 2012, a receita cresceu 11,3%; em 12 meses, teve elevação de 8,7%.

 

Levando em conta a passagem de outubro para novembro, nove das 10 atividades do comércio varejista ampliado apresentaram crescimento no volume de vendas, como Veículos e motos, partes e peças (2,5%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%), Combustíveis e lubrificantes (1,1%) e Material de construção (0,5%). A exceção coube a Equipamentos de escritório, informática e comunicação (-2,1%).

 

No comparativo com o penúltimo mês de 2012, oito atividades do comércio varejista apresentaram alta no volume de vendas, sobressaindo Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,7%), segmento que manteve o principal impacto (40%) sobre o varejo. Na sequência, apareceram Móveis e eletrodomésticos, com expansão de 9,1%. "Mesmo com as alíquotas de IPI para a linha branca e para móveis sendo gradualmente repostas desde outubro, o setor mostrou resultado superior à média", observou o IBGE.

 

Fonte: Valor Econômico

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