Maracaju II dengue agosto 2022
Menu
terça, 16 de agosto de 2022 Campo Grande/MS
Dengue agosto
Eleições 2022

Convenção oficializa candidatura de Fábio Trad a deputado federal

O parlamentar novamente teve seu nome aprovado pela legenda para a disputa de seu quarto mandato na Câmara Federal

30 julho 2022 - 18h51Por Vinícius Squinelo

O Partido Social Democrático (PSD) aprovou, na manhã deste sábado (30), o nome de Fábio Trad para a reeleição ao seu quarto mandato como deputado federal por Mato Grosso do Sul.

A oficialização do nome do parlamentar pela legenda ocorreu durante a convenção pessedista, na Associação Nipo Brasileira, na capital Campo Grande, onde foi apresentada a chapa pura da majoritária, ou seja, o candidato ao governo, Marquinhos Trad e sua vice, Viviane Orro; além do candidato ao Senado, Dr. Juiz Odilon.

“Nunca estive tão motivado. Pretendo seguir trabalhando em prol do Mato Grosso do Sul e de um Brasil mais democrático, justo, humano e desenvolvido para todos”, disse o deputado.

A petição de aprovação do nome de Fábio Trad foi assinada pelo presidente do PSD de Mato Grosso do Sul, senador Nelsinho Trad.

“Meu pai tinha toda razão. O Fábio tem se mostrado um excelente deputado federal”, atesta o senador Nelsinho Trad, lembrando do ‘desejo político’ do pai de que o filho caçula o substituísse na Câmara Federal.

Destaque no Congresso

Ex-presidente da OAB/MS (2007-2009), o deputado federal Fábio Trad é advogado militante, professor universitário, pós-graduado em Direito Processual Penal (UCDB-INPG) e Mestre em Direito e Economia (UFG/RJ).

Em seu terceiro mandato legislativo, Fábio Trad é vice-líder da bancada parlamentar e membro das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania; dos Direitos da Mulher; dos Direitos da Pessoa Idosa; e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

É o primeiro deputado federal da história a comandar duas comissões que reformaram códigos processuais – o Civil e o Penal – além de ser o relator da PEC da Segunda Instância, considerada por juristas a principal bandeira de combate à corrupção do Brasil.

É também o deputado federal mais premiado da história de Mato Grosso do Sul, totalizando 16 prêmios de cinco instituições diferentes.

Em 2018, o ranqueamento realizado pelo portal Políticos.Org colocou Fábio Trad como o número 1 entre os 594 representantes do Congresso Nacional.

Na ocasião, o diretor executivo do Ranking de Políticos, Renato Dias, ressaltou que Fábio Trad mostrava “um novo tipo de política, que é a que se espera no Brasil cada vez mais”. “Ele teve uma atuação exemplar, tanto nos votos como nos pronunciamentos e mostrou-se coerente nos posicionamentos e pronunciamentos na tribuna”.

Em 2020, o parlamentar sul-mato-grossense se destacaria novamente como o melhor do Brasil, desta vez pelo Prêmio Congresso em Foco, o mais conceituado do país. Na 13ª edição do prêmio, ele foi eleito o primeiro; no ano anterior, em 2019, o quinto; e, em 2021, o terceiro melhor deputado federal de todo o país.

Em 2022, constou, pela sexta vez (quinta consecutiva), na lista dos "100 Cabeças do Congresso Nacional" como o único deputado sul-mato-grossense a destacar-se dos demais pelo exercício de qualidades consideradas fundamentais para o exercício parlamentar.

A instituição avalia como “cabeças” aqueles que, com suas preferências, iniciativas, votações e articulações, tem influência determinante nas decisões de outros parlamentares e da Câmara Federal como um todo.

Os “100 cabeças do Congresso” são divididos em cinco categorias: “articuladores/organizadores”; “debatedores”; “formuladores”; “negociadores” e “formadores de opinião”.

Entre os deputados mais importantes de 2022, segundo o Diap, 35 são articuladores/organizadores; 31 debatedores; 21 formuladores; e 13 negociadores.

Novamente Fábio Trad foi apontado como um dos "formuladores" da Câmara Federal de 2022, segundo o Diap “os mais produtivos e, via de regra, dotados de saber, qualidade intelectual e especialização". "São eles, enfim, que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera.

Para o diretor do Diap e coordenador do projeto "100 Cabeças do Congresso", Antônio Augusto de Queiroz, o deputado Fábio Trad reúne as três virtudes exigidas pelo levantamento, como o quesito institucional, uma vez que é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), principal comissão permanente da Casa.

“Além disso, do ponto de vista de reputação, o deputado Fábio Trad é tido como um parlamentar muito respeitado e preparado perante seus colegas, com enorme trânsito em todos os partidos. E, no ponto de vista decisório, se comporta com muita decência, coerência e afinco na defesa de todos os temas que assume”.

Trad destaca-se em várias causas, como a defesa da Constituição Federal e do Estado Democrático de Direito; dos direitos das pessoas com deficiência; das pessoas idosas; e dos servidores públicos, sendo uma das vozes mais ativas no parlamento contra a PEC 32 e a política de privatização indiscriminada do governo federal.

Sempre firme no aprimoramento das legislações, como a Lei Maria da Penha, o deputado também é bastante atuante nas causas da saúde, da educação, dos direitos da pessoa idosa, da pessoa com deficiência e nas políticas de igualdade, prevenção e combate à violência contra a mulher.

(com informações da assessoria de imprensa)