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Entrevistas

15/02/2014 10:23

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Membro da maior associação de consultores de imagem do mundo, Adriana Estivalet escolheu Campo Grand

Estilo e imagem pessoal

Adriana Estivalet é consultora de imagem pessoal e corporativa, uma carioca que, há 20 anos, elegeu Campo Grande como lugar para morar e crescer. É forma em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco, e chegou a trabalhar na área por alguns anos, até descobrir a consultoria de imagem. Se tornou membro da Association of Image Consultants International (AICI), a maior associação de consultores de imagem do mundo, em New York City. Colabora com diversos meios de comunicação de circulação nacional e local como Revista Manequim da Ed. Abril, a Revista Bons Fluídos, a Revista Uma, a Revista Moda Moldes e a Revista Mood Life. Coopera também em sites como o Portal de Moda (Terra), Vírgula (UOL), Portal R7 (Record) e Bolsa de Mulher. Na vida amorosa, se casou com o famoso e conceituado publicitário Henrique de Medeiros, que segundo ela é um excelente companheiro. Veja a entrevista na íntegra:


TOPMÍDIA NEWS: Quando você começou a se interessar por moda?

ADRIANA ESTIVALET: Na verdade sempre gostei de moda, as amigas sempre solicitavam dicas e resolvi pesquisar que tipos de trabalho havia na área. Foi aí que encontrei a consultoria de imagem, que estava começando a ter um espaço mais importante no Brasil na época. Procurei os melhores cursos e profissionais da área para minha formação e faço parte da AICI (Association of Image Consultants International). O que mais gosto neste trabalho é que, além de moda, trabalho muito com comunicação verbal, não verbal e comportamento.


TOPMÍDIA NEWS: Por que existem tantos termos no mercado, como personal stylist e consultora de estilo? Qual a diferença deles?

ADRIANA ESTIVALET: O mercado de moda expandiu-se muito nos últimos anos, o que gerou a necessidade de uma expertise por parte dos profissionais. Isso abriu um campo de trabalho enorme em vários segmentos e há várias especializações, hoje, que a maioria das pessoas confunde. Há profissionais na área de criação, como os estilistas, no mercado e negócios de moda; jornalismo de moda, stylists. Basicamente um estilista cria a roupa que será comercializada; quem trabalha com negócios de moda tem foco em como esse produto criado será comercializado e quais serão as próximas tendências; um stylist pode trabalhar montando looks para clientes particulares, desfiles, editoriais e há mais especializações. O consultor de imagem trabalha com toda a informação desses profissionais para aplicar ao seu cliente - seja individual ou corporativo - agregando valor através da forma como esse cliente está se comunicando visualmente (aparência) e comportamentalmente (gestos e posturas). Muitas pessoas confundem o meu trabalho com o de um estilista, mas não crio roupas, nessa área de atendimento eu procuro modelos adequados para valorizar meus clientes.

TOPMÍDIA NEWS: Como desenvolve seu trabalho com imagem pessoal?

ADRIANA ESTIVALET: Todos nós impactamos as pessoas com quem nos relacionamos diariamente por meio da nossa aparência e nosso comportamento. Ao olhar alguém pela primeira vez, fazemos um prejulgamento em menos de dez segundos, o cérebro trabalha rápido, e essa impressão pode ser verdadeira ou não, e o ideal é que seja. Na consultoria pessoal, trabalho o que as pessoas têm de melhor para mostrar através da sua estética, seu jeito de vestir e comportamento. Para isso, é necessária profunda análise do tipo físico, estilo pessoal, estilo de vida, profissão, comportamentos ao comunicar-se com as outras pessoas. Após esta fase, desenvolvo um projeto de imagem sob medida, visando sempre uma identidade real e tangível.


TOPMÍDIA NEWS: Como é seu trabalho com imagem corporativa?

ADRIANA ESTIVALET: Na consultoria corporativa trabalho a imagem da equipe por meio do dress code (código de vestimenta) profissional, uniformização e comportamento através da etiqueta empresarial. Uma empresa não é somente o seu espaço físico, produtos ou serviços que comercializa, mas é principalmente a sua a equipe. A equipe é responsável pela imagem que a empresa projeta no mercado por meio da sua aparência e a forma como trata seus clientes e parceiros. Para gerar um impacto positivo por meio da equipe são necessários treinamentos constantes que ministro “in company”, e a confecção de manuais de aparência e comportamento empresarial.


TOPMÍDIA NEWS: Quais foram os principais desafios da sua carreira?

ADRIANA ESTIVALET: Abrir o mercado na minha área em Campo Grande foi sem dúvida desafiador, apesar de haver excelentes profissionais na área de moda, embora não especificamente em imagem pessoal e corporativa. A falta de informação sobre este trabalho foi um grande empecilho, por isso tive que trabalhar muito tempo em São Paulo até que o mercado local ficasse aquecido. Enquanto isso, procurei através dos meios de comunicação locais expor o que era a consultoria de imagem e a sua importância.


TOPMÍDIA NEWS: E os melhores momentos?

ADRIANA ESTIVALET: Tive e ainda tenho muitos. O melhor momento é ver que um(a) cliente descobriu seu potencial e sua autoestima ficou elevada; que uma empresa incorporou a política de vestimenta e comportamento profissional e adotou a excelência no atendimento. É isso, ver resultados duradouros.


TOPMÍDIA NEWS: Quais são as inspirações no seu trabalho? Algum estilista ou marca?

ADRIANA ESTIVALET: As pessoas são minha maior inspiração. Quando vejo alguém, percebo o seu jeito de vestir, sua estética, seu gestual. Cada estilista tem a “pegada” de criação que se encaixa perfeitamente em alguém. Para mim, todos são inspiradores, porque criam algo que vai ficar maravilhoso em um(a) cliente. Mas procuro estar sempre antenada com o que acontece em termos de tendência, viajo bastante fazendo cursos e me aprimorando, ou seja, inspiração constante.


TOPMÍDIA NEWS: Mato Grosso do Sul tem um cantinho especial no seu coração? O que você sente pelo Estado?

ADRIANA ESTIVALET: Essa é a terra que escolhi para viver, vi crescer e tenho um monte de planos por aqui. Nosso estado tem muito potencial a ser trabalhado e quero contribuir para isso, principalmente na área corporativa.


TOPMÍDIA NEWS: Quais foram suas melhores viagens profissionais?

ADRIANA ESTIVALET: Não importa onde se faz um curso ou se aprende ou acompanha tendências, se em São Paulo, Londres, Milão ou atendendo a um cliente no interior. São sempre aquelas viagens em que trago muitas informações boas, pois aprendo com os clientes também, e pessoas que me recebem bem.


TOPMÍDIA NEWS: Você já trabalhou com artistas famosos? Tem alguma história interessante com eles?

ADRIANA ESTIVALET: Alguns, principalmente quando colaborei com a Ed. Abril e produção de moda para revistas com artistas locais. A maioria é muito profissional e focada no trabalho; há algumas histórias, mas meu trabalho é baseado no sigilo.


TOPMÍDIA NEWS: Quanto é o investimento médio para se ter uma consultoria de imagem?

ADRIANA ESTIVALET: Vai depender da formação e experiência do consultor e dos serviços necessários para a realização do projeto de imagem proposto. Percebo que as pessoas têm em mente que este seja um serviço demasiadamente caro, o que não é. Além disso, o(a) cliente pode ir adquirindo os serviços separadamente até completar toda a consultoria, conforme a disponibilidade de orçamento. Com as empresas ocorre o mesmo: Primeiro ela pode adquirir desde um serviço de desenvolvimento de política de vestimenta para a equipe, até posteriormente um serviço de treinamento em etiqueta empresarial, ou vice-versa.


TOPMÍDIA NEWS: Qual sua opinião sobre as "mulheres escravas da moda"?

ADRIANA ESTIVALET: Acho que ficam sem estilo pessoal, sem identidade, sem marca registrada. Sempre tento passar para as minhas clientes que, a cada lançamento de estação, temos que incorporar aquilo que vai valorizar o nosso tipo físico, o que traduz nosso estilo e o que cabe no nosso bolso sem stress.

TOPMÍDIA NEWS: Para finalizar, que conselhos você daria aos estudantes de moda e profissionais que estão começando agora?

ADRIANA ESTIVALET: Percebo muitas pessoas apaixonadas por moda, mas que, muitas vezes, entram em um curso sem saber com o que vão trabalhar exatamente. É importante conhecer, primeiro, todo o mercado com suas particularidades e funções dentro desse enorme universo. Há áreas de criação, tendências, negócios, comunicação, consultoria... enfim, verificar em qual desses segmentos deseja direcionar o seu trabalho.

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