Menu
Busca sexta, 29 de maio de 2020
camara municipal
Especiais

De beleza medieval, igreja que parece castelo chama atenção escondida em ruazinha do Rita Vieira

A construção teve início no final de 2007, oito anos após a ordem Arautos do Evangelho ser aprovada pelo Papa João Paulo II

08 abril 2019 - 10h15Por Nathalia Pelzl

“Nosso objetivo é evangelizar através da beleza, do belo, isso se aplica à missa, ao cerimonial, às construções, músicas... O estilo escolhido pelo nosso fundador foi o gótico", descreve, logo de cara, o religioso Thiago Barbosa, sobre a casa Arautos do Evangelho, ordem religiosa católica.

Localizada no bairro Rita Vieira, na rua Rotterdan, a construção chama atenção pelo estilo medieval, com duas torres, parecendo um castelo. Ali tem capela, sacristia, cozinha, refeitório e dormitório para 12 religiosos.

(Foto: Wesley Ortiz)

A construção teve início no final de 2007, oito anos após a ordem Arautos do Evangelho ser aprovada pelo Papa João Paulo II.  Com atividades religiosas para o público externo e programas para juventude, o segmento religioso vem crescendo na Capital.

Para a manutenção do templo é necessário apadrinhamento, feito por algumas famílias espalhadas pelo Brasil, além da venda de artigos religiosos no local, como medalhinhas e livros explicativos.

(Foto: Wesley Ortiz)

Ainda sobre a construção chamar atenção de alguns moradores, o religioso ressalta que pode ser porque, na cidade, este tipo de construção não é comum, sendo mais nítido em São Paulo. Movimentada em todas as épocas religiosas do ano, o Natal é campeão de visitação. Em dezembro, o foco é o presépio e, diga-se de passagem, é um espetáculo.

"Tem por do sol, as estrelas, e vêm pessoas de todas as idades, desde criancinha aos idosos. Tudo aberto ao público", revela.

(Foto: Wesley Ortiz)

A fé

Para ser adepto da religião, Thiago destaca a importância do aperfeiçoamento.

"Todos precisam estudar bastante, temos que ver os estudos básicos filosofia e teologia, para quem quer ser religioso isso é o básico, aí quem quer ser padre é um pouco mais", conta.

Muito lembradas na época dos anos 70 aos anos 90, ele cita que hoje não existem penitências e tudo é resolvido com diálogo.

“Tem que ter disciplina, regras, mas se não fez algo certo, nada de penitência. É feita uma conversa, temos que nos ajudar como família. Hoje em dia todo mundo sabe o que é certo ou errado e, caso não esteja se adaptando a nossa doutrina, é livre para buscar outra".

Existente em 78 países, Thiago revela que não é possível calcular quantos adeptos da religião. Ele destaca que tudo nas vestes tem uma simbologia, e apesar da vestimenta parecer quente, é mais fresca que um terno.

(Foto: Wesley Ortiz)

Simbolismo

"Tudo é simbólico, a corrente é o símbolo da consagração a Nossa Senhora, representa elo forte que nunca se arrebenta. A bota é o símbolo do missionário, forte. Firme e sólida que vai para todos os caminhos evangelizar. Não que todos tenham que ter botas, é uma simbologia. A cruz é a cruz de Santiago, apóstolo que usava nas pregações dele. E o símbolo principal, no centro de todo a eucarística, Maria, e a chave do papa. E o E.P, que significa arautos do evangelho em latim”, finaliza.

Leia Também

Na frente da Espanha, Brasil tem 450 mil casos confirmados de coronavírus
Saúde
Na frente da Espanha, Brasil tem 450 mil casos confirmados de coronavírus
Não queria frio? Se deu mal e fim de semana vai ser gelado em Campo Grande
Cidade Morena
Não queria frio? Se deu mal e fim de semana vai ser gelado em Campo Grande
Weintraub presta depoimento para Polícia Federal em inquérito das fake news
Polícia
Weintraub presta depoimento para Polícia Federal em inquérito das fake news
Atriz de 'tapa na pantera' está em estado grave no hospital
Geral
Atriz de 'tapa na pantera' está em estado grave no hospital