tce janeiro
CNH - MOTO
Menu
sexta, 28 de janeiro de 2022 Campo Grande/MS
Geral

1º simulado para avaliar e trabalhar o desempenho escolar será em novembro

31 agosto 2015 - 16h41Por Redação

Considerando O Ideb um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho dos alunos na Provinha Brasil com informações sobre o rendimento escolar, medido pelos índices de aprovação obtidos através do censo escolar, a Secretaria Municipal de Educação, através do departamento de ensino, desenvolveu o 1º simulado municipal nas áreas de língua portuguesa, matemática e ciências, visando preparar o aluno do ensino fundamental para a realização Provinha Brasil, que será realizada até o final do mês de novembro.

O simulado foi baseado nos descritores que, sintetizam as habilidades e competências que precisam ser aferidas em cada ano de escolaridade e devem ser expressos detalhadamente, para que se possam medir os aspectos, a fim de promover um ensino com mais aperfeiçoamento, contribuindo de forma significativa para o aprendizado.

O projeto é oriundo das formações continuada com os professores formadores nas áreas da rede municipal de ensino, que levam propostas pedagógicas criando ferramentas para serem aplicadas no processo de ensino aprendizagem, resultando a partir daí, qualidade no ensino, além de preparar o aluno para a realização da Provinha Brasil, destinada aos alunos do 2º, 5º e 9º anos que, a partir do resultado desses simulados, é possível identificar qual o nível de dificuldades que os alunos se encontram.

Para os membros da escola, o processo de aplicação da Provinha Brasil nos anos anteriores não tinha um suporte, e, na maioria das vezes, os alunos não se interessavam em realizá-las com compromisso e seriedade. Com as formações e a proposta de um simulado, que visa contribuir com a aplicabilidade da Provinha Brasil, os professores além de receber todo o suporte para a aplicação, também encontram um direcionamento pedagógico para se trabalhar os descritores em sala de aula, antes e depois da aplicação da Provinha.

Para a secretária de educação, Marinisa Mizoguchi, o município instituir um método de avaliação de rendimento escolar e preparação é mais um avanço para a educação, reafirmando o compromisso do Prefeito Murilo.

O simulado foi aplicado pela primeira vez na rede municipal de ensino no ano passado (2014) e já foi possível perceber uma melhora significativa com relação à aplicação deste simulado no 1º semestre deste ano (2015), um avanço para a educação municipal.

Neste segundo semestre, acontece até o mês outubro, a 2º etapa da aplicação do simulado e, que após a finalização, as provas serão corrigidas e encaminhadas paro Departamento de Ensino. A partir dos resultados de cada aluno, o professor formador poderá juntamente com os professores e coordenadores, propor que as unidades escolares traçam metas e promovam ações direcionadas ás necessidades do processo de ensino quanto ás habilidades e competências (descritores).