A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Geral

27/04/2016 09:16

A+ A-

Ações de Combate à Hipertensão Arterial são oferecidas na Capital

O "Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial", comemorado em 26 de abril, é um chamamento para um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Sua prevalência no Brasil varia entre 22% e 44% para adultos (32% em média), chegando a mais de 50% para indivíduos com 60 a 69 anos e 75% em pessoas com mais de 70 anos, conforme dados apurados em 2010 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.



Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) com sua Gerência Técnica do programa de Hipertensão e Diabetes, em parceria com o serviço de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT) e UFMS (Programa Saúde na Escola) marca o “Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial” nesta quinta-feira (28),  a partir das 18h30, na Escola Joelina Mendes Xavier,  no bairro Coronel Antonino.

Serão  realizadas atividades educativas, aferição de pressão, medição do IMC e distribuição de brindes.
Além disso, algumas unidades básicas de saúde realizarão ações alusivas à data nos dias 27 e 28 de abril, como consta na Programação Anual de Saúde: 

Programa de Hipertensão 
Em Campo Grande há 68.407 pacientes cadastrados no Programa de Hipertensão da Rede Municipal de Saúde, sendo que o acompanhamento destes usuários é realizado por meio de atendimento de equipe multiprofissional. O objetivo deste programa é diminuir a mortalidade proporcional pelas doenças cardiovasculares a fim de evitar o crescimento impressionante do percentual dos óbitos de adultos jovens; promover o atendimento integral dos usuários das unidades de saúde que apresentam HAS, realizar atividades de educação em saúde e proporcionar encaminhamentos e soluções aos problemas apresentados pelos pacientes.


Saiba mais sobre Hipertensão

1) O que é Pressão Arterial?

É a força com que o sangue circula pelo organismo após ser bombeado pelo coração. A pressão é diagnosticada como normal em 120 (máxima) e por 80 (mínima) por milímetros de mercúrio (mm Hg).

2) O que é Hipertensão?

Se a média das três medidas de PA forem iguais ou maiores a 140/90mmHg, está confirmado o diagnóstico de HAS


Quando a pressão arterial ou a sua média ultrapassa 14 por 9 em três aferições, e se mantém nesses níveis, é dado o diagnóstico da hipertensão. Em geral ela é assintomática e quando o portador percebe, descobre que já possuía o problema há anos.

3) O que causa a hipertensão?

Fatores hereditários, a obesidade, o Estresse, consumo excessivo de sal e má alimentação podem estar relacionados com o desenvolvimento da hipertensão arterial essencial. Já a HAS secundária possui causa definida sendo mais frequentemente vinculada aos rins.

4) Conseqüências da Hipertensão

Derrames, Insuficiência cardíaca e Insuficiência renal.

5) Principais Sintomas

A maioria das pessoas não apresenta sintomas, mas quando eles se manifestam, aparecem tonturas, dor de cabeça, palpitação e vista embaçada.

6) Como previnir e controlar a pressão alta?

• Meça a pressão pelo menos uma vez ao ano.
• Pratique atividades físicas regularmente. 
• Mantenha o peso ideal, evite a obesidade;
• Adote a alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes;
• Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
• Abandone o cigarro
• Nunca abandone o tratamento, pois ele é para a vida toda.
• Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
• Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
• Ame e seja amado.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias