A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan) inicia nesta sexta-feira (13) uma fiscalização mais intensiva sobre o transporte de passageiros em função do feriado de carnaval. A operação vai ocorrer tanto nos terminais rodoviários quanto nas estradas.
De acordo com o diretor de Normatização e Fiscalização da Agência, Ayrton Rodrigues, o trabalho dos fiscais, que já é contínuo, ganha reforço para garantir que empresas concessionárias e operadores autônomos cumpram as regras de segurança e qualidade do transporte de pessoas. Outro foco é combater o transporte clandestino, inclusive aquele realizado ilegalmente por carros de passeio, situação comum principalmente entre a Capital e cidades mais próximas.
No transporte regularizado, os fiscais terão atenção especial a quesitos como limpeza dos ônibus e vans, lotação no número permitido em cada carro e a disponibilidade de veículos registrados e vistoriados. Veículos em más condições de higiene e limpeza, superlotados ou que não tenham passado pelo aval técnico da Agência serão autuados.
Com o aumento da demanda, as empresas costumam colocar carros extras para rodar. A fiscalização também vai conferir se essa maior oferta informada no sistema pelo transportador está sendo cumprida na prática.
A operação abrange Campo Grande e entorno, na direção de todas as regiões; o sudoeste, incluindo Bonito e cidades por onde o passageiro chega e sai desse destino turístico internacional; as cidades da região norte, englobando os pontos de grande fluxo de turistas e vizinhanças; diversas cidades da Grande Dourados; na fronteira, Ponta Porã e os principais municípios vizinhos; acesso à região do Pantanal, desde Aquidauana até Corumbá; e também a região Leste, especialmente na maior cidade, Três Lagoas.