Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Geral

Além do bafômetro, Lei Seca pode ter drogômetro

Governo federal quer pegar motoristas que usaram maconha ou cocaína antes de dirigir

07 fevereiro 2019 - 16h01Por Da redação / Meia Hora

Motoristas que dirigem sob o efeito de drogas estão na mira da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O órgão federal anunciou que, além do popular bafômetro (etilômetro, que serve para detectar o uso de álcool), o governo vai implantar os ‘drogômetros’, capazes de identificar se o condutor usou substâncias ilegais como maconha, cocaína e ecstasy. A informação foi antecipada pelo jornal O Globo.

De acordo com informações da Senad, quatro aparelhos com tecnologia estrangeira estão sendo testados, mas apenas um será adotado. As máquinas detectam até oito tipos de droga de uma só vez. Ainda de acordo com o órgão, o objetivo da medida é reduzir acidentes e mortes provocados por motoristas que usam substâncias psicoativas.

A medida ainda está em fase de elaboração e, segundo o Governo, ainda não há uma previsão de quando entrará em prática nas blitzes do país. Em outros lugares do mundo, o teste para saber se o motorista está ou não dirigindo sob efeito de drogas é feito através da saliva. Ao ser abordado, o condutor coloca o cotonete na boca, por cerca de dois minutos, para colher a amostra.

O material, então, é posto em contato com um reagente, em tira de papel, que indica a presença ou não da droga. Cada droga é testada em uma região do papel, indicando se o resultado para cada uma delas é positivo ou negativo.