Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Geral

Alunos postam foto com pose que remete ao nazismo e legenda: 'o terror das feministas'

Sob sugestão dos próprios pais em reunião com a direção, estudantes fizeram um vídeo pedindo desculpas

29 novembro 2018 - 12h42Por G1/MT

Alunos da Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá, postaram um vídeo na segunda-feira (26) em que pedem desculpas à população por terem divulgado uma foto nas redes sociais, em que posam com o braço direito levantado remetendo à saudação nazista. Abaixo, a legenda dizia "o terror das feministas".

De acordo com o diretor da escola, Alceu Trentin, a foto foi postada pelos alunos no sábado (25) e causou repercussão negativa durante todo o final de semana.

"Pegou mal para eles e para a escola, ainda mais porque eles estavam uniformizados", disse.

Em nota, a Seduc informou que repudia toda e qualquer forma de discriminação e preconceito, que a educação estadual tem como missão o desenvolvimento da Cultura da Paz nas escolas. A secretaria destacou ainda que o Liceu Cuiabano é referência na educação pública e há 139 atua na formação dos jovens.

O diretor explicou que na segunda-feira outros alunos estavam revoltados com a atitude dos colegas.

"Rapidamente, chamamos os pais para uma reunião, comunicamos a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), assinamos um termo circunstanciado e decidimos advertir os alunos", explicou.

Represálias

No entanto, segundo o diretor, os estudantes passaram a ser ameaçados e, por medo de represálias e para garantir a integridade física do adolescentes, a escola fez outra reunião com os pais e decidiu que os meninos não vão mais participar das aulas este ano.

"Eles serão avaliados de outra maneira para que eles não precisem mais frequentar as aulas. Enquanto escola, temos que pensar no bem coletivo", destacou.

O diretor explicou ainda que os alunos foram inconsequentes e não pensaram na repercussão que a postagem geraria.

Ainda de acordo com a direção, os pais estão muito constrangidos e que partiu deles e dos alunos a iniciativa de gravar o vídeo pedindo desculpas e postar novamente nas redes sociais, inclusive na página da escola.

No vídeo, os adolescentes que têm entre 16 e 17 anos se apresentam e um a um pede desculpas pelo post. Um deles diz explica a intenção da pose. "Muita gente está levando para o lado do nazismo, mas essa não era a nossa intenção, era simular o juramento da formatura", alega um deles.

Outro pede desculpas e reconhece o erro. "Foi um erro. Não tivemos a intenção de criticar ninguém, nem denegrir nenhuma raça. Não temos esse direito. Pedimos que nos perdoem", diz outro.

O diretor explica que a foto foi tirada há cerca de três meses, durante um ensaio fotográfico para a formatura do terceiro ano do ensino médio.

Contra o preconceito e a discriminação

Alceu explicou ainda que a escola não tem controle sobre a postagem dos estudantes nas páginas de rede sociais deles, porém, afirma que a unidade tem buscado por meio de atividades didáticas trabalhar temas como preconceito e discriminação.

"Para o fechamento do bimestre, realizamos uma atividade sobre preconceito e 42 estandes foram montados e alunos apresentaram trabalhos e pesquisa referente ao tema. A escola tem tentado conscientizar", completou ele.

O ano letivo da escola termina em 21 de dezembro.