quarta, 14 de janeiro de 2026

Busca

quarta, 14 de janeiro de 2026

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

23/10/2014 12:05

Anvisa prioriza análise de novos medicamentos para hepatite C

Saúde

23/10/2014 às 12:05 |

Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que está avaliando novas moléculas para o tratamento de hepatites virais. A decisão, segundo o órgão, se deve às solicitações de informações recebidas pela agência sobre o procedimento de avaliação de novas terapias para o tratamento da hepatite C no Brasil.


Até o momento, segundo a Anvisa, foram adotadas medidas em relação a três processos de registro. A primeira foi o início da avaliação dos dados clínicos de um medicamento com o princípio ativo simperevir. Nos outros dois casos, foram aprovados pedidos de priorização de análise para medicamentos com os princípios ativos sofosbuvir e daclatasvir, ambos a pedido do Ministério da Saúde e de empresas solicitantes do registro.


“Esses pedidos de prioridade já foram aprovados dentro do que prevê a Resolução da Diretoria Colegiada RDC 37/2014, que disciplina as priorizações de análise de registro de medicamentos”, informou a agência.


A hepatite C é uma doença causada por um vírus e transmitida principalmente pelo sangue, mas também pelo contato sexual ou para recém-nascidos durante a gravidez. A enfermidade pode levar à lesões no fígado e até mesmo ao câncer hepático.


O Ministério da Saúde informou que os medicamentos em questão apresentam um percentual maior de cura, tempo diminuído de tratamento - 12 semanas - e a vantagem do uso oral. Os remédios também estão sob análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias, no Sistema Único de Saúde (Conitec).


“Para que seja incorporado, os medicamentos devem obedecer às regras da comissão, que garantem a proteção do cidadão quanto ao uso e a eficácia do medicamento, por meio da comprovação da evidência clínica consolidada e o custo-efetividade dos produtos”, explicou a pasta. Depois de registrados na Anvisa e concluída a aprovação pela Conitec, a estimativa é que os novos medicamentos beneficiem cerca de 60 mil pacientes do SUS, nos próximos dois anos.


Atualmente 15,8 mil pessoas estão em tratamento para a hepatite C, na rede pública. O Brasil é um dos únicos países em desenvolvimento no mundo que oferece diagnóstico, teste e tratamento universal para as hepatites virais, em sistemas públicos e gratuitos de saúde. A definição do tipo de tratamento a ser seguido pelo paciente é feita pelo médico de acordo com o estágio da doença e as características de cada paciente.


* Matéria atualizada às 12h08 para acréscimo de informação.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias