O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou, nesta segunda-feira (20), o litoral de São Paulo atingido por fortes chuvas neste fim de semana e provocou a morte de pelo menos 36 pessoas - entre as vítimas, está uma criança moradora de Ubatuba.
O petista estava em Salvador, cumprindo agenda, mas decidiu antecipar a sua volta para sobrevoar as áreas mais atingidas e deve se reunir com o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes, para buscar soluções para as famílias atingidas.
O município de São Sebastião foi um dos mais atingidos pelas chuvas, que em oito horas ininterruptas, chegou a ter 600 milímetros de chuva.
Nas redes sociais, ainda no domingo (19), Lula disse que serão reunidos todos os níveis de governo para realizar uma força-tarefa no que diz respeito a buscas, melhorias e soluções a todas as regiões atingidas.
"Vamos reunir todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Meus sentimentos às famílias que perderam pessoas queridas nesta tragédia", escreveu na rede social.
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, três das quatro cidades do litoral norte de São Paulo tiveram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês.
As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia na região, conforme a Agência Brasil.