O período de defeso da piracema termina neste sábado (28), à meia-noite, e a pesca volta a ser liberada domingo. A medida, que visa proteger à reprodução natural dos peixes nas bacias dos rios Paraguai e Paraná, começou dia 1º de novembro do ano passado. A época representa a renovação e manutenção dos estoques pesqueiros nos rios.
Segundo balanço preliminar divulgado pela PMA (Polícia Militar Ambiental), foram registradas até esta sexta-feira um total de 32 autuações, 29 prisões, 632 kg de pescado apreendidos e R$ 45,2 mil em multas durante a operação.
Neste domingo (1), a pesca estará aberta em todo o Estado, à exceção dos rios onde a prática é permanentemente proibida e em alguns locais especiais. Em alguns trechos e rios é permitida apenas a pesca na modalidade pesque-solte.
O comando da PMA determinou a estratégia de fiscalização para o início da temporada da pesca, que deve durar até o dia 5 de novembro de 2015. Equipes que estão nos rios permanecem em seus postos, para evitar que as pessoas pratiquem crimes antes da abertura.
Os pescadores não devem esquecer que existem regras para a pesca a ser seguidas durante todo o ano. Pescadores, amadores ou profissionais, devem observar a quantidade e o tamanho dos peixes retirados do rio.
O limite de captura e transporte por pescador amador é de 10 kg, mais um exemplar, sempre observando o tamanho mínimo de peixes. Para o pescador profissional, a cota é livre e o tamanho varia pela quantidade e espécies.
Para pescar, transportar o material de pesca e o pescado é obrigatório ter a licença emitida pelo órgão competente. No caso da pratica feita por amadores, é necessária a carteirinha, que tem de ser renovada anualmente.