Após saber que a irmã estava com câncer, Edgar Pascoal de Lima Neto, 42 anos, doou a medula óssea dias após sofrer um infarto. Ele superou a condição e realizou o transplante a Carla Danubia Ribeiro da Costa Lima, 39 anos.
A história apurada pelo Metrópoles é de puro amor e superação de ambas as partes. Carla descobriu o câncer mielofibrose (tipo raro de câncer que afeta as células responsáveis pela produção de sangue), em agosto de 2021.
Na corrida contra o tempo, ela e o irmão passaram por uma bateria de exames e descobriram que eram compatíveis em 100%.
"Rapidamente, o médico começou o pré-operatório e agendou o transplante", relata Carla.
O que ela não esperava era ver o irmão passar por um princípio de infarto dois dias antes da cirurgia. Os medicamentos eram fortes, e ele precisou ser levado às pressas para o hospital. "Eu teria de ficar internado, mas assinei um termo de responsabilidade e fui embora. Tive muito medo de não poder ajudar minha irmã. Fui para casa, corri risco, mas fiquei bem. Depois, estava pronto para a cirurgia. É uma vitória nossa", recorda Edgar.
Carla contou ao Metrópoles que, quando estava na sala de cirurgia, o irmão mandou uma mensagem e disse:
"Minha parte foi feita. Agora, é com você". Emocionado, Edgar pediu que a irmã fosse forte e prometeu encontrá-la assim que o procedimento cirúrgico acabasse.
"Foi muita emoção. Nós dois choramos muito. No fim, tudo deu certo. Edgar produziu quatro vezes mais células-tronco do que eu precisava. Era uma vitória atrás da outra. Ele foi minha base quando eu precisei. Nós todos
vencemos", comemora Carla.
Os irmãos Carla e Edgar pretendem passar o Dia do Irmão juntos, nesta segunda-feira (5). A servidora pública comemora uma nova data de aniversário: 26 de janeiro, quando recebeu o transplante de medula-óssea do irmão.
Carla é mãe de um menino de 7 anos e sonhava com a recuperação total para vê-lo crescer. Para 2023, pretende voltar a trabalhar e a estudar.