A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

08/12/2019 17:16

A+ A-

Artista come banana vendida como obra de arte por 120 mil dólares que estava exposta em feira

Banana colada na parede com fita adesiva era obra do artista italiano Maurizio Cattelan. Valor da obra em reais chega perto de 500 mil

Os frequentadores da feira de arte contemporânea Art Basel de Miami se divertiram ao tirar fotos com uma obra peculiar: uma banana grudada na parede com fita adesiva.

A intervenção artística, chamada de "Comedian", é do italiano Maurizio Cattelan e foi vendida a um colecionador francês por 120 mil dólares, cerca de R$ 496 mil, nesta semana.

A obra estava exposta na Mostra de Arte Contemporânea, em Miami Beach, quando um visitante decidiu comê-la.

Em um vídeo enviado para sua conta do Instagram, David Datuna caminha até a banana, a tira da parede branca, descasca e come na frente de uma multidão curiosa.

Ele intitulou sua "performance artística" de "Hungry Artist" ("Artista com fome").

"Performance minha. Adoro o trabalho de Maurizio Cattelan e realmente amei essa instalação. Estava uma delícia!'", escreveu Datuna no Instagram ao compartilhar vídeos de logo depois que destruiu a obra de arte.

No vídeo dá para ouvir a reação de uma mulher. "Isso é tão estúpido, senhor", diz.

"Ele não destruiu a obra de arte. A banana é uma ideia", disse Lucien Terras, diretor de relações com os museus da Galerie Perrotin, ao jornal Miami Herald.

O valor da obra está no certificado de autenticidade, de acordo com o jornal. Espera-se que a fruta seja substituída regularmente antes de apodrecer. De fato, uma nova banana foi presa à parede com a fita adesiva 15 minutos após a audácia de Datuna. A galeria não moverá ações contra o visitante, que se denomina como artista em sua conta no Instagram.

Antes da venda, Emmanuel Perrotin, fundador da galeria, disse à CNN que as bananas são "um símbolo do comércio global, um duplo sentido e um dispositivo clássico de humor".

A fruta foi comprada em um supermercado de Miami e grudada na parede com um único pedaço de fita adesiva. Segundo a galeria, havia três edições da obra, sendo que duas já haviam sido vendidas por cerca de 120 mil dólares.

A ideia de Cattelan surgiu há um ano, segundo comunicado da galeria. "Naquela época, Cattelan estava pensando em uma escultura em forma de banana", diz o texto.

"Toda vez que ele viajava, trazia uma banana e pendurava no quarto do hotel para encontrar inspiração. Ele fez vários modelos: primeiro em resina, depois em bronze e em bronze pintado, mas acabou voltando a ideia inicial de usar uma banana de verdade".

Obra roubada

Maurizio Cattelan também é o autor da obra "América", vaso sanitário de ouro avaliado em mais de 5 milhões de dólares.

A obra foi roubada de uma exposição de arte no Palácio Blenheim, na Inglaterra, em setembro deste ano. Antes, ela tinha sido enviada para a residência do presidente Donald Trump em 2018, conforme informações do G1.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024