Menu
domingo, 25 de julho de 2021
PMCG REFIS 16 A 29/07
Geral

Balão do Google sobrevoa MS e moradores o confundem com OVNI

Google testa o uso de balões para levar internet de banda larga a regiões remotas

03 março 2019 - 15h51Por Rodson Willyams

Moradores de Nova Alvorada do Sul, cidade distante 117 km de Campo Grande, ficaram intrigado com um objeto não idenficado circulando no céu da cidade na tarde deste sábado (2). O objeto poderia ser visto a olho nu e provocou alvoroço entre os populares. 

Segundo o site Nova Alvorada News, muitos moradores entraram em contato com o portal relatando terem visto uma 'nave espacial' sobrevoando a cidade. Após registrar às imagens, ao checarem, descobriram que se tratava de um objeto identicado. 

O objeto foi identificado como “HBAL 505” que seria um balão de plástico com 15 metros de diâmetro, equipado com um painel solar que alimenta com energia uma caixa com equipamentos eletrônicos, desenvolvidos para levar sinal de Internet a zonas rurais.

O balão seria parte de um projeto chamado “Projeto Loon” de internet em banda larga do Google e sobrevoou parte de Mato Grosso do Sul no sábado.


Trajeto do balão pode ser acompanhado pela internet.

O projeto

Esse projeto da Google testa o uso de balões para levar internet de banda larga a regiões remotas. A unidade que passou por Nova Alvorada do Sul foi lançada em uma área próximo a rodovia MS 170 na região de Aquidauana. 

Como o balão circula de acordo com o vento, ele acabou sendo levado pelas correntes de ar até cruzar pelo município. Ele passou pelo município a uma altitude de  52.100 ft (15.880 metros de altura).

Quem quiser acompanhar o trajeto do HBAL 505 - que, assim como outros balões do Google e também de aeronaves, pode ter acesso gratuito ao movimento no espaço aéreo da região (ao menos por 30 minutos) no site flightradar24, clique aqui.