A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Geral

25/11/2018 11:15

A+ A-

Bebê que recebeu coração de filho de goleiro tem sedação retirada no aniversário de 1 ano

O pai da criança disse que está muito grato à família do jogador e à equipe do hospital

O bebê que recebeu o coração do filho de 6 anos do goleiro Elisson começará a ser retirado da sedação nesta quarta-feira, dia em que completa um ano de idade. O pai da criança, que preferiu não se identificar, disse que está muito grato à família do jogador e à equipe do Hospital da Criança e Maternidade, em São José do Rio Preto (SP), que realizou o transplante na última sexta-feira. Para ele, está muito grande a ansiedade de pegar o filho no colo novamente, após 60 dias de internação em decorrência de uma miocardiopatia dilatada.

— Estamos super felizes. Nossa, para mim foi uma surpresa, foi um susto. Estava imaginando que o coraçãozinho dele fosse voltar, mas aí apareceu o novo. Deus abençoou. Foi um momento muito difícil. Estamos há mais de 90 dias sofrendo com isso. Somos muito gratos a essa família que teve a boa ação de doar (os órgãos) e à equipe do hospital, que foi muito boa com a gente — afirmou o pai do bebê.

O médico Ulisses Croti explicou que o coração do paciente ocupava um espaço extra no tórax, por ter se dilatado, que acabou sendo favorável à adaptação do novo órgão, doado por uma criança maior do que ele. Segundo Croti, o paciente pesa quase nove quilos e podia comportar um coração de alguém que tivesse até três vezes seu peso. Embora o doador Lucca Guilherme pesasse 32 quilos, não houve qualquer complicação durante a cirurgia, que durou cerca de seis horas.

— É preciso mostrar a importância da doação de órgãos. Não adianta ter médicos, enfermeiras, toda uma estrutura: se não houver doadores, nada acontece. O pai do Lucca Guilher é um goleiro, mas agora foi ele quem marcou um gol — frisou Croti. — A cirurgia correu bem. Hoje (quarta-feira) vamos começar a tirar a sedação, vamos tirar o aparelho para ele respirar sozinho. Testes também serão feitos, mas os exames estão todos muito bons. O paciente está evoluindo bem.

O pai do menino contou que seu filho único está internado há 60 dias, mas já tinha havia pouco tempo passado pelo hospital, o que gerou grande preocupação na família.

— Graças a Deus ele está bem, se recuperando. Hoje (quarta-feira) está fazendo um ano. Deus faz cada coisa que surpreende a gente — ressaltou, acrescentando que pode visitar o bebê na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) três vezes ao dia. — A ansiedade de pegá-lo no colo novamente é muito grande.

A criança sofria um risco iminente de sofrer parada cardíaca, de acordo com Croti, e estava cadastrada na lista de transplantes como prioridade. O menino tinha miocardiopatia dilatada desde os oito meses de idade, segundo seu pai.

— A Central de Transplantes observou que nosso paciente tinha as característias mais compatíveis com o doador, que tinha um coração um pouco maior do que o esperado, mas nada que fosse um impedidito para salvar a criança — explicou o cirurgião cardiovascular.

O médico estava de férias no Paraná quando recebeu a notícia da doação. Para ele, arrumar a logística do procedimento era a maior preocupação, mas a equipe conseguiu retirar o coração de Lucca Guilherme, em Betim (MG) e fazê-lo bombear sangue novamente no peito do bebê, internado em São José do Rio Preto (SP), em cerca de três horas.

— Do momento que a gente retira o coração ao momento de colocá-lo no receptor, o tempo deve ser menor de quatro horas. Conseguimos fazer isso em três horas e sete minutos — contou Croti.

Nas redes sociais, o goleiro Elisson, que já passou pelo Cruzeiro e recentemente fechou contrato com o Villa Nova, lamentou a morte do filho.

"Um amor inexplicável que hoje está afogado em dor. Mas acremos que foi a vontade soberana, perfeita e agradável e a Deus. Eu e minha esposa Gisele agradecemos a todos os familiares e amigos pelo apoio. Sem vocês não teríamos conseguido passar por tudo!", afirmou o jogador.

Em outro post, compartilhou uma notícia sobre o transplante e escreveu: "Lucca é um milagre, filho você já tá salvando vidas".

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias