A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

04/08/2019 12:46

A+ A-

Bolsonaro é estrela de 'likes' em postagens relacionadas a família e futebol

As fotos mais curtidas são as que mostram o presidente em rotina familiar e lazer

Não é novidade que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) mantém a rede social como um de seus principais canais de comunicação. Com mais de 9 milhões de seguidores no Facebook, o presidente ganha milhares de likes, principalmente quando o assunto é relacionado a família e futebol.

As informações são do site de notícias Uol e constam que desde que assumiu o cargo, ele usa a página para expressar suas posições políticas e divulgar medidas de seu governo. Mas o que costuma gerar mais receptividade do público são seus posts de cunho pessoal.

 Para especialistas em comunicação e política os posts sobre temas pessoais atendem à demanda dos seguidores por informações sobre a vida privada do presidente, seguindo a dinâmica geral da atuação de personalidades públicas nas redes sociais. 

As publicações no estilo "gente como a gente" também teriam como alvo a criação de uma sensação de proximidade entre líder e liderados, dizem os entrevistados.

De janeiro a julho, foram publicados cerca de mil posts na página do presidente. De acordo com dados obtidos por meio do CrowdTangle, uma plataforma de monitoramento de redes sociais, a publicação que mais recebeu curtidas no período foi uma foto de Bolsonaro com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, no casamento do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente.  Até o dia 31, o post tinha recebido 414 mil likes.

Dos cem posts com mais curtidas na página do presidente entre janeiro e julho, aproximadamente metade trouxe assuntos de política ou de governo. Entre os dez com mais likes, só três falavam diretamente destes temas, e mesmo assim não exclusivamente. Em um deles, de maio, o presidente divulgou gravação feita com Silvio Santos, avisando que falou com o apresentador sobre o projeto de reforma da Previdência. Em outro, de fevereiro, publicou uma foto sua almoçando no hospital enquanto se recuperava de cirurgia decorrente do atentado a faca sofrido durante a campanha eleitoral, mas também fez críticas à imprensa e defendeu seu governo. 

Em junho, postou uma foto sua com o presidente norte-americano, Donald Trump. Já houve fotos de Bolsonaro com Ronaldinho Gaúcho, Neymar e a seleção brasileira na vitória da Copa América; um vídeo do presidente com crianças que visitaram o Palácio da Alvorada; uma foto dele fazendo a primeira refeição depois da cirurgia do começo do ano; e outra fotografia, desta vez com a mãe, por ocasião do Dia das Mães.

A reportagem perguntou à Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência por que o presidente também faz publicações de cunho pessoal em sua página no Facebook; como são escolhidos os temas dos posts; e quem, além do presidente, participa desta escolha. A resposta foi de que o Palácio do Planalto "não comenta o assunto".

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024