Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Geral

Bombeiros ensinam população a combater incêndios na Caravana da Saúde

06 outubro 2015 - 08h13Por SEGOV

Durante a Caravana da Saúde realizada na microrregião de Corumbá e Ladário, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul ensinou aos usuários que passaram pelo complexo montado na Escola Estadual João Leite de Barros, localizada na rua Cabral, no Centro da cidade, a evitar acidentes e combater incêndios domésticos, por meio de demonstrações práticas realizadas neste sábado (3).

O sargento Gilson Gonçalves explicou que para cada classe de incêndio existe um método de combate. “Aqui na Caravana da Saúde nós estamos mostrando que um vazamento de gás doméstico com chama pode ser apagado com um cobertor úmido ou molhado, com extintores ou ainda diretamente tapando o local por onde o produto está sendo liberado, com o fechamento sequente da válvula”, contou o bombeiro, destacando que não aconselha o uso da técnica por pessoas inexperientes.

Atento às orientações dos bombeiros, o estudante João Vitor Carvalho, 11 anos, diz que caso se depare com um vazamento de gás, já sabe como proceder. “É preciso ficar calmo combater a chama do vazamento com o cobertor molhado ou direto com a mão e fechar rapidamente a válvula do botijão”, afirma.

Durante a Caravana da Saúde,  os Bombeiros realizaram ainda demonstração de vários materiais utilizados pela corporação, como por exemplo, os extintores, roupa de aproximação de incêndio, corta frio, policorte, material de mergulho, mangueiras utilizadas no combate à incêndios, colete de imobilização dorsal, aparelhos de salvamento de altura, terrestre e aquático e capacete de incêndio.

O Corpo de Bombeiros orientou ainda, como proceder para prestar os primeiros socorros à vítimas de acidentes como queda, automobilísticos, de infarto e de afogamento. “E mesmo sabendo os primeiros procedimentos é importante que a pessoa entre em contato com o Corpo de Bombeiros através do número 193”, conclui o sargento Gilson.