Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Geral

Brasil tem megaprotestos contra Bolsonaro em diversos Estados

Manifestação lembrou o assassinato de George Floyd, nos EUA

07 junho 2020 - 16h44Por Vinícius Squinelo, com G1

Manifestantes se reúnem na tarde deste domingo (7) em um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), contra o racismo e o fascismo e a favor da democracia no Largo da Batata, em Pinheiros, Zona Oeste da capital paulista.

O ato começou por volta das 14h de forma pacífica e foi convocado por movimentos negros, torcidas organizadas dos quatro grandes clubes de São Paulo e por movimentos sociais integrantes da 'Frente Povo Sem Medo'.

Além de cartazes contra Jair Bolsonaro, a manifestação lembrou o assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e do menino João Pedro, que morreu após ser baleado durante uma operação conjunta das polícias Civil e Federal, em 18 de maio, na Praia da Luz, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Os manifestantes também lembraram o menino Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, que morreu após cair do 9º andar de um prédio de luxo no Centro do Recife na última terça-feira (2).

Em analogia aos protestos nos Estados Unidos contra a morte de Floyd e de pessoas negras, os manifestantes em São Paulo reproduziram o protesto de joelho, que está sendo feito por vários atletas ao redor do mundo para lembrar as vítimas da polícia.

O ato contra Jair Bolsonaro foi convocado no Largo da Batata depois que o Tribunal de Justiça de São Paulo proibiu na sexta-feira (5) que manifestações antagônicas acontecessem na Avenida Paulista, para evitar confrontos como no último domingo (31), que terminou com seis pessoas detidas.