Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Geral

Buscas por irmãos soterrados após barreira deslizar em Camaragibe ultrapassam 40 horas

Equipes trabalham no local da queda da barreira desde quinta-feira (13), quando aconteceu o deslizamento

15 junho 2019 - 13h00Por G1

Bombeiros trabalham há mais de 40 horas para resgatar dois irmãos, um adolescente de 14 anos e uma criança de 6 anos, que ficaram soterrados depois de um deslizamento de barreira em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. As buscas ocorrem desde a quinta-feira (13), quando ocorreu o deslizamento que deixou cinco mortos. Ao todo, há sete mortes no Grande Recife devido às chuvas. 

“Os trabalhos continuaram desde a quinta-feira, com nossas equipes, junto com a Polícia Civil, a prefeitura. Durante a madrugada, equipes nossas continuaram trabalhando no local. Agora que parou de chover, está mais difícil o nosso trabalho, pois o barro está mais duro. Durante todo o dia, vamos continuar as buscas da melhor maneira, com todos os cuidados possíveis para encontrar as duas vítimas”, afirma o Major Carlos Souza, comandante da operação de resgate do Corpo de Bombeiros.

Ele conta quais as principais dificuldades enfrentadas pelos bombeiros nas buscas no local. “Se começar a chover de novo, pode haver um novo deslizamento de terra. O barro endureceu e fica muito difícil cavar. E nosso trabalho tem que ser cuidadoso para a gente não ferir mais ainda os corpos que estejam no local. Ou até, talvez, podemos encontrar alguém vivo, temos que esperar todas as possibilidades”, diz.

Três casas ficaram destruídas após uma barreira caiu na Segunda Travessa Bom Jesus, por volta das 11h da quinta (13). De acordo com a prefeitura, uma delas estava em fase de construção e outras duas moradias ficaram danificadas. Após a tragédia, o município decretou situação de emergência, na sexta-feira (14).

Vítimas do deslizamento

Uma mulher foi resgatada com vida na quinta (13). Larissa Lafayete Ribeiro, de 20 anos, foi levada para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, no Centro do Recife. Segundo a unidade de saúde, a paciente tem quadro clínico estável e passou por cirurgias no fêmur e no quadril. O marido dela, Edvaldo Ferreira, de 23 anos, foi encontrado sem vida durante a tarde.

Durante a madrugada desta sexta (14), os bombeiros também retiraram os corpos de uma mulher de 30 anos e de dois filhos dela: uma criança de 3 anos e um bebê de 11 meses. A mãe, segundo a Defesa Civil, foi encontrada abraçada com o bebê.

Pela manhã, o corpo de outro filho dela, um garoto de 8 anos, foi encontrado. Um adolescente de 14 anos e uma criança de 6 anos, também filhos da mulher encontrada morta, estão desaparecidos.

Pai do garoto encontrado morto e da criança desaparecida, o autônomo Everton Ricardo da Silva, trabalha em um cemitério e soube da tragédia por telefone, através de uma irmã. 

Donativos

Em Camaragibe, quatro pontos estão disponíveis para arrecadação de donativos para as vítimas da chuva. São necessários alimentos, roupas, agasalhos, cobertores e produtos de higiene e limpeza. O recebimento ocorre das 8h às 18h.

Quem quiser ajudar pode ir até a Secretaria de Assistência Social (Avenida Ersina Lapenda, 107, Timbi); Prefeitura de Camaragibe (Avenida Belmino Correia, Timbi); Comando da Guarda Civil Municipal (Avenida Tiradentes, 153, Jardim Primavera); Secretaria de Desenvolvimento Econômico (2ª Travessa Padre Oseas Cavalcante, 800, ao lado da delegacia); e loja Photoshop (Avenida Belmino Correia, 660, em frente à Rua Eliza Cabral).