TCE JUNHO 2022
TOP MIDIA INSTITUCIONAL
Menu
segunda, 27 de junho de 2022 Campo Grande/MS
GOV ENERGIA ZERO JUNHO 2022
GOV CRESCIMENTO JUNHO 2022
GOV CRESCIMENTO JUNHO 2022
Geral

CENSURA? Alexandre de Moraes bloqueia redes sociais de bolsonaristas até no exterior

Twitter destacou que decisão fere a liberdade de expressão

30 julho 2020 - 20h16Por Thiago de Souza

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou, nesta quinta-feira (30), o bloqueio de contas em redes sociais de bolsonaristas que estão hospedadas no exterior. Na sexta-feira (24), ele mandou bloquear perfis no Twitter de 16 apoiadores do presidente. 

A medida foi tomada para evitar uma manobra usada por apoiadores, que usaram perfis de redes hospedadas em outros países para fugir da decisão judicial. 
Segundo o Congresso em Foco, entre as contas suspensas internacionalmente estão  a da militante Sara Winter, a do ex-deputado federal e presidente do PTB, Roberto Jefferson, a do empresário Luciano Hang e as dos blogueiros Allan dos Santos, do site Terça Livre, e Bernardo Kuster, do site Brasil Sem Medo.

À Folha de SP, o Twitter enviou nota dizendo que a decisão de Moraes é desproporcional. 

"O Twitter bloqueou as contas para atender a uma ordem judicial proveniente de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF). Embora não caiba ao Twitter defender a legalidade do conteúdo postado ou a conduta das pessoas impactadas pela referida ordem, a empresa considera a determinação desproporcional sob a ótica do regime de liberdade de expressão vigente no Brasil e, por isso, irá recorrer da decisão de bloqueio", escreveu a empresa em nota.