Cinco ciclistas de Campo Grande vão encarar seletiva para disputar uma vaga no Mundial de Ciclismo Amador, previsto para acontecer em setembro, na Dinamarca. Os competidores irão até Botucatu, interior de São Paulo, para disputar no dia 4 de junho o Road Brasil Ride.
Apesar da classificação amadora dar a entender que o esporte é apenas hobby na vida destes ciclista, a verdade é que o pedal se tornou coisa séria para os campo-grandenses Rob Elias, Cleomedes "Cem", Léo Rosa e Everton e José Antônio Cardoso Evangelista.
O engajamento no esporte é tanto, que parte dos competidores mantém um grupo de treino regular, com o principal objetivo de disseminar o ciclismo e também incentivar práticas saudáveis para uma melhor qualidade de vida.
Para disputar as vagas, o grupo conta com atletas mais experientes, como José Antônio, e também por pessoas que apenas recentemente encararam treinos rígidos dentro da categoria. Entre os que vão para a primeira disputa com possibilidades territoriais tão grandes, está Rob Elias, 29 anos.
Apesar de estar intensamente ligado as práticas esportivas, a bike se tornou amigo quase inseparável do atleta há apenas nove meses. "Estou começando agora, mas já rodei alguns circuitos estaduais", explica. O treino com pessoas que há quase dez anos praticam ciclismo foi uma das motivações para apostar na competição mundial.
Robbie treina ciclismo há apenas nove meses. (Foto: Geovanni Gomes)
De acordo com Robbie, a seletiva acontece anualmente e chega a envolver de 600 a 800 participantes em diferentes categorias. Os atletas da Capital terão representantes nas faixas etárias de 30 anos e 39 anos e entre 40 e 49 anos.
A prova de Botucatu terá um percurso de 68,7 quilômetros em percurso por estradas asfaltadas, desafiando a Cuesta de Botucatu e Pardinho. A Road Brasil Ride é válida como etapas qualificatórias ao Campeonato Mundial de Ciclismo Amador, um evento homologado pela UCI (União Ciclística Internacional).