O Banco Central do Brasil lançou oficialmente a cédula de R$ 200, nesta quarta-feira (2), em Brasília. Para divulgar a nova nota de real, o órgão vai gastar 20 milhões com campanha publicitária.
Segundo o Poder 360, essa será a 7ª cédula da família de notas do Real. O Banco Central encomendou à Casa da Moeda a produção de 450 milhões de cédulas do novo valor até dezembro deste ano.
O BC voltou a justificar a criação da nova cédula, dizendo que a quantidade de dinheiro em circulação foi alterada de forma significativa com a pandemia da covid-19, criando um movimento de ‘’entesouramento’’ da população.
O pagamento do auxílio emergencial também pressionou, diz o Banco. Os 67,2 milhões de brasileiros recebendo R$ 600 por mês têm o hábito de usar dinheiro em espécie. Foi esse grupo demográfico que acabou fazendo quase secar o estoque de notas de reais nos bancos.
Segundo a diretora Carolina de Assis Barros, depois do final do auxílio, o banco irá ajustar a quantidade de cédulas em circulação no país –para não haver excesso de oferta.
A campanha publicitária vai circular do dia 2 a 28 de setembro.