Menu
terça, 18 de janeiro de 2022 Campo Grande/MS
Geral

Começa amanhã a Semana da Criança, com atividades de incentivo à leitura

13 outubro 2015 - 12h52Por SEGOV

A Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), junto à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, organiza e promove a Semana da Criança, que começa nesta quarta-feira (14) e vai até 16 de outubro, com atividades recreativas e de incentivo à leitura. O público-alvo são crianças de 7 a 9 anos. As oficinas são gratuitas e são oferecidas 20 vagas para cada uma das atividades.

A Semana começa no dia 14, com a Oficina “Bê-á-bá do Cinema”, ministrada pela coordenadora do Núcleo de Áudio Visual da Gerência de Difusão Cultural da FCMS, Lidiane Lima. A intenção é apresentar a alunos de escolas públicas do ensino fundamental as especificidades básicas da sétima arte por meio da exibição do curta-metragem “Calango? Calangolengo”, no Museu da Imagem e do Som. Após a exibição as atividades continuam na Biblioteca Pública Estadual “Dr. Isaias Paim”.

Nos dias 15 e 16 de outubro será realizada a Oficina “Todo Encanto de Ser Criança”, a partir das 14 horas, na Biblioteca Pública Estadual “Dr. Isaias Paim”. O objetivo é despertar o interesse pela leitura de forma espontânea e prazerosa por meio das atividades oferecidas. As crianças poderão participar de pintura facial com Emanuel Victor, da Biblioteca Pública Municipal “Anna Luiza Prado Bastos”; contação de histórias, atividades artísticas, leitura espontânea e escultura de balão com a acadêmica de Pedagogia da UFMS, Amanda Beatriz Siqueira Ribeiro. Recomenda-se que as crianças levem lanche, pois haverá intervalo entre as atividades.

A coordenadora da Biblioteca Pública Estadual “Dr. Isaias Paim”, Eleuzina Crisanto de Lima, afirma que a biblioteca está sempre atenta às datas comemorativas, e o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, não poderia ficar esquecido. “As crianças são os leitores de amanhã. Devemos investir em sua formação e despertar seu interesse pela leitura. Por isso inserimos nosso acervo infantil nas atividades.”

“Temos uma funcionária efetiva que é pedagoga especializada em atender as crianças que frequentam a biblioteca diariamente. A Estela Maria dos Santos Nascimento realiza atividades com fantoches e contação de histórias com os pequenos leitores das 13 às 17h30. Ela também vai participar da programação da Semana da Criança”, diz Eleuzina.

As oficinas têm vagas limitadas e estão abertas também para agendamento de escolas. Os interessados podem solicitar participação pelo telefone (67) 3316-9161.