Estudo realizado pelas farmacêuticas parceiras Zealand Pharma e Boehringer resultou em eliminação de até 14,9% de peso corporal em estado intermediário da pesquisa clínica, segundo informaram as empresas em comunicado divulgado nessa quarta-feira (10).
Segundo o site Metrópoles, o medicamento é semelhante ao Ozempic, fármaco contra a diabetes tipo 2 que vem sendo usado de maneira "off label", ou seja, de maneira diferente daquela para a qual o remédio foi desenvolvido, para o tratamento de obesidade.
O site explica que o estudo de determinação da dose de fase II, em voluntários com obesidade ou sobrepeso e sem diabetes tipo 2, atingiu o objetivo primário de perda de peso após 46 semanas de tratamento, cerca de 10 meses.
Os dados completos da pesquisa, no entanto, serão apresentados na 83ª Sessão Científica da Associação Americana de Diabetes.
Segundo o Metrópoles, o medicamento, chamado de BI 456906, imita o peptídeo-1, um hormônio intestinal semelhante ao glucagon (GLP-1), que suprime o apetite, assim como ocorre com os usuários do Ozempic e Wegovy, da Novo Nordisk.
Os efeitos colaterais foram semelhantes aos observados em outras drogas injetáveis à base de GLP-1, de acordo com a Boehringer Ingelheim, explica o site.
“O modo de ação distinto do BI 456906 tem como alvo várias vias essenciais para a regulação metabólica, incluindo aquelas associadas à obesidade e doenças hepáticas”, afirma a chefe de produtos farmacêuticos humanos da empresa, Carinne Brouillon, em comunicado.