Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Geral

Contas de luz podem subir 21% em 2022, estima Aneel

Governo, no entanto, quer evitar ''tarifaço'' em ano eleitoral

12 novembro 2021 - 19h37Por Thiago de Souza

Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, estimou, nesta sexta-feira (12), que as contas de luz podem subir 21,04%, em 2022. Se isso ocorrer, a alta se soma a outras, realizadas em 2021, devido à crise hídrica. 

Segundo o O Globo, as contas são reajustadas anualmente e variam conforme a distribuidora. O principal motivo do reajuste, diz a agência, é a medida governamental para evitar o racionamento de energia. 

Mais cara

Em razão do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, o governo ativou as termelétricas, que operam com óleo diesel, por exemplo, fonte de energia mais cara. Esse custo é repassado ao consumidor por meio das ‘’bandeiras tarifárias’’. 

“... nossas estimativas apontam para um cenário de impacto tarifário médio em 2022 da ordem de 21,04%, quando avaliado todo o universo de custos das distribuidoras e incluídos esses impactos das medidas para enfrentamento da crise hídrica”, diz um memorando da Aneel, ao qual o O Globo teve acesso. 

Conforme o IBGE, a energia elétrica residencial já acumula uma alta de 19,13% neste ano. Por conta disso, o governo prepara socorro de até R$ 15 bilhões para evitar um ‘’tarifaço’’ em pleno ano eleitoral.