TCE Novembro
TJMS DEZEMBRO
Menu
sexta, 03 de dezembro de 2021 Campo Grande/MS
CONSTRUINDO O SABER 29/11 A 29/12
Geral

Coxim recebe 49 equipes para disputa dos Jogos Escolares de MS

29 abril 2016 - 14h55Por Redação

Atletas de 20 municípios, com idade entre 12 e 14 anos, encontram-se em Coxim, a partir do dia 1º, para saber quem são os melhores do Estado no basquete, no handebol e no vôlei dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul. Mais de 500 atletas participam da competição que vale o direito de representar MS na etapa nacional.

As mudanças feitas nos Jems, pela atual gestão, são importantes motivos para o bom número de participantes. Destaque para o alojamento em hotéis e o novo sistema de disputa. “Desde o ano passado resolvemos oferecer melhores condições aos atletas para ajudá-los a se preocuparem apenas com jogar bem. As equipes foram colocadas em hotéis, a alimentação foi equilibrada e servida num único local que também servia para o congraçamento dos atletas: o centro de convivência. Também adotamos o modelo nacional de que mesmo quando o time é eliminado, continua jogando até o fim com disputa por todas as colocações. Dessa forma, os alunos ficam e participam de todos os jogos”, explicou o gerente de Desporto e Lazer Paulo Ricardo Martins Nuñez.

A abertura da etapa Coxim está marcada para as 19h30 de domingo (1º) no ginásio Fernando de Souza Fontoura, no bairro Alto de São Pedro. Além dos tradicionais desfile das delegações, juramento dos atletas e acendimento da pira olímpica, haverá show com a banda Plebheus.

“Nossa cidade está em festa, e o nosso povo entusiasmado pelo início dos jogos. Temos certeza que todos serão recebidos de braços abertos, como de costume em nossa terra. Acreditamos no esporte como caminho de formação do cidadão. Esperamos por grandes partidas, e independentemente dos resultados, desejamos que as competições sejam realizadas de forma leal e sadia, e que nossos atletas aprendam com as vitórias e com as derrotas. Agradeço ao Governo do Estado, através da Fundesporte”, disse o prefeito de Coxim, Aluizio São José.

As partidas começam na manhã de segunda-feira. No handebol, querem quebrar a hegemonia de Dourados, 11 times: cinco no feminino e seis no masculino. No basquete, Ponta Porã defende o título, no masculino, contra 11 equipes. No feminino, Três Lagoas briga pelo tri contra 8 adversários. No vôlei, Ponta Porã também tem caminho difícil para manter a sequência de títulos. As meninas enfrentam 10 times e os meninos cinco.

Participam da etapa Coxim dos Jems – Basquete, Handebol e Vôlei equipes de Água Clara, Aquidauana, Batayporã, Caarapó, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Ivinhema, Jardim, Laguna Carapã, Maracaju, Nioaque, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso e Três Lagoas. Ponta Porã é o único a competir nas três modalidades, no masculino e no feminino.

“Estamos satisfeitos porque essa é a resposta dos municípios de que estamos fazendo um bom trabalho, tanto na organização dos jogos quanto no estímulo à prática esportiva e à participação em competições. Também é mostra de que estamos conseguindo interiorizar ainda mais nossas ações”, disse o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

A disputa dos Jems é entre times de escolas públicas e particulares, com atletas de 12 a 14 anos, e serve como seletiva para os Jogos Escolares da Juventude – etapa 12 a 14 anos. Os vencedores integram a delegação de Mato Grosso do Sul na competição marcada para setembro, em João Pessoa (PB).