Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Geral

Culto em Caarapó recebeu infectados pela covid em Osasco e pode ter espalhado doença na cidade

Os dois convidados estão em isolamento, mas medo na cidade é grande

07 maio 2020 - 19h18Por Thiago de Souza

Culto evangélico na cidade de Caarapó, feito para receber duas pessoas recém-chegadas de Osasco, em São Paulo, virou motivo de grande preocupação na cidade. Isso, porque os dois convidados foram diagnosticados com a covid-19 e podem ter passado a doença para outros 30 participantes da celebração religiosa. 

Durante a manhã desta quinta-feira (7), o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende (PSDB), citou a realização do evento na cidade e chamou o ato de irresponsabilidade, já que a aglomeração de pessoas é contraindicada pela Saúde Pública. 

O fato ocorrido na cidade foi parar na grande mídia, sendo destacado pela filial no Brasil do jornal Inglês BBC. Em Caarapó não há outro assunto senão a possibilidade de contaminação em massa. 

Segundo o site, a dupla, com idades de 43 e 45 anos, vinda da região metropolitana de SP participou de um culto organizado na casa de parentes. Mais de 30 pessoas — entre os quais idosos — compareceram à cerimônia, segundo a prefeitura.

Já o site Caarapó on line destacou que os dois envolvidos participaram de outros cultos em outras residências, daí o temor deles terem transmitido a doença para muito mais que 30 pessoas. 

O médico Silvio Ueda, presidente do comitê de enfrentamento à covid-19 em Caarapó, disse à BBC News Brasil que 13 casas cujos moradores estiveram no culto foram isoladas e estão sendo monitoradas.

Ueda diz que a dupla, que chegou à cidade há cinco dias, está com sintomas leves e permanece em casa com parentes. O principal cuidado, segundo ele, foi isolá-los de familiares idosos com quem conviveram intensamente nos últimos dias. Se os parentes manifestarem sintomas gripais, serão imediatamente testados, disse a autoridade. 

O médico acrescentou ainda que que o nome da igreja frequentada pelos organizadores do culto não será divulgado para preservar a instituição e as famílias afetadas.

Osasco é o segundo município paulista com mais casos de covid-19 no Estado de São Paulo, atrás apenas da capital. Até 6 de maio, Osasco havia registrado 1.040 diagnósticos da doença e 101 mortes.