A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Geral

há 7 anos

A+ A-

Delicadeza e técnica: Oficina ensina a preservar certidões de nossa história

Os participantes testam técnicas de higienização, conservação e restauro e são apresentados a materiais que previnem a acidez

18/10/2016 às 19:50 |

Assessoria

Cuidado e delicadeza. Expressões que definem com maior precisão, para quem não é do ramo, como é o trabalho de preservação, conservação e restauro de papéis antigos, principalmente documentos e outros títulos e certidões históricas.

Uma oficina que começou hoje (18 de outubro) na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, dentro da programação da 4ª Semana do Arquivo Público, revela a doze participantes (agentes de cultura, educadores, pesquisadores e servidores públicos) como proceder na preservação e conservação de diferentes tipos de papéis e fotografias.

Em aulas teóricas e práticas ministradas pela Prof. Me. Giane Maria Giacon, que atua no Arquivo Público Estadual da Fundação de Cultura, a oficina oferece subsídios para os participantes manterem em boas condições documentos históricos, visando sua conservação nas próximas décadas. “São testemunhos da nossa história e identidade que merecem cuidados. Por isso a importância de mantermos preservados”, explica a professora durante o curso.

Os participantes testam técnicas de higienização, conservação e restauro e são apresentados a materiais que previnem a acidez – que causa o amarelamento – e a deterioração. “O mais imortante é fazer tudo com calma, sem pressa, tendo muito cuidado na execução”, dá a dica a professora Giane.

“Mesmo com a facilidade que a tecnologia nos proporciona na questão dos arquivos, é indispensável a guarda de determinados documentos históricos em papel. E é isso que iremos abranger nesta oficina e em toda a programação da semana”, explicou a coordenadora do Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul, Áurea Coeli.

Aberta hoje (terça), a Semana do Arquivo Público tem como tema “Arquivos Físicos e Digitais: Preservação e Pesquisa” e segue até o dia 21 de outubro (sexta) com extensa programação no próprio Arquivo e no Museu da Imagem e do Som, ambos localizados no Memorial da Cultura e da Cidadania.

Além de debates e oficinas, a Semana do Arquivo conta com uma exposição que retrata em fotos do acervo do Arquivo Público Estadual a formação e institucionalização de Mato Grosso do Sul: a mostra “Nasce um novo Estado-1977-1979”, em homenagem aos 39 anos do Estado, na sala Maria da Glória Sá Rosa, no Museu da Imagem e do Som.

Serviço: O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro. Outras informações podem ser obtidas nos telefones (67) 3316-9167 ou (67) 3316-9139. Acompanhe aqui a programação completa.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias