Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Geral

Eleita a nova administração do TJMS para biênio 2019/2020

Presidente eleito comprometeu-se a ouvir os colegas, visando o aprimoramento das atividades adminsitrativas e jurisdicionais TJMS

31 outubro 2018 - 16h30Por Assessoria / TJMS

Nesta quarta-feira (31), o Tribunal Pleno reuniu-se para eleger quem dirigirá os rumos do Poder Judiciário de MS no biênio 2019/2020 e, por votação dos desembargadores, o Des. Paschoal Carmello Leandro assumirá a Presidência, o Des. Carlos Eduardo Contar responderá pela Vice-Presidência e o Des. Sérgio Fernandes Matins será o Corregedor-Geral de Justiça.

Após ser eleito presidente, o Des. Paschoal agradeceu a confiança nele creditada para administrar o Tribunal de Justiça de MS no próximo biênio. “Sinto-me envaidecido em ser eleito e, em razão da excelente administração do colega Divoncir: serena, equilibrada e transparente, tenho certeza que faremos as tratativas rotineiras da transição administrativa com tranqulidade e em breve lapso temporal”, disse.

O presidente eleito comprometeu-se a ouvir os colegas, notadamente os que cumpriram nos últimos anos o honroso mister de presidir o Poder Judiciário Sul-mato-grossense, visando o aprimoramento das atividades adminsitrativas e jurisdicionais no Tribunal de Justiça desse grandioso Estado.

“Nossos pensamos estarão voltados à valorização dos magistrados e de todos os servidores de 1º e 2º graus, intensificando a qualificação e o aprimoramento indispensáveis à melhoria na prestação jurisdicional. E nesse desiderato, utilizaremos os recursos tecnológicos, já conquistados e a conquistar, e com os meios de solução de conflitos reduzir a judicialização. Adotaremos medidas possibilitando o estreitamento nas relações institucionais com o CNJ e os Tribunais Superiores, assim como os poderes Executivo e Legislativo estadual, federal e municipal. Tenho certeza que, na árdua terefa de dirigir o Poder Judiciário de MS, contarei com a valoroza colaboração dos nobres pares, em especial dos colegas eleitos a Vice-presidente e Corregedor-Geral de Justiça, os quais parabenizo pela almejada conquista!”.

Conheça - Saiba quem administrará o Poder Judiciário Sul-mato-grossense.

Paschoal Carmello Leandro é natural de Corumbá e formado pela Faculdade de Direito de São Carlos (SP). Ingressou na magistratura em maio de 1983, quando foi nomeado para exercer o cargo de juiz substituto na 5ª Circunscrição, em Aquidauana. Em maio de 1984, foi promovido para judicar em Rio Brilhante, comarca de 1ª entrância.

Em maio de 1986 foi promovido para 2ª entrância e passou a atuar na 2ª Vara da Comarca de Jardim. Em 1990 assumiu como juiz de entrância especial na 5ª Vara Criminal de Campo Grande. A pedido, foi removido para a 7ª Vara Criminal na Capital e, em 1994, teve sua designação alterada para a 3ª Vara Criminal de Campo Grande, onde permaneceu até ser promovido a desembargador, em fevereiro de 2005. É presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais.

Carlos Eduardo Contar nasceu em Campo Grande e atuou no Ministério Público por 20 anos e 8 meses. No primeiro concurso, realizado após concluir o curso de Ciências Jurídicas, assumiu o cargo de promotor de justiça substituto, em 1986. No dia 22 de julho de 2001, após percorrer todas as instâncias da carreira no Ministério Público Estadual, assumiu a função de procurador de justiça.

No cargo de procurador de justiça, entre outras funções, foi coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Habitação e Urbanismo e do Patrimônio Histórico e Cultural. Ingressou na magistratura como desembargador na vaga correspondente ao Quinto Constitucional reservada ao Ministério Público em 2007. Tomou posse como Corregedor-Geral de Justiça dia 12 de julho 2018.

Sérgio Fernandes Martins é natural de Dourados, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro. Ingressou na magistratura como desembargador na vaga correspondente ao Quinto Constitucional, reservada a advogados, em novembro de 2007.

Foi membro do Comitê Executivo Nacional do Fórum de Assuntos Fundiários do CNJ de 2009 a 2014. Eleito para compor o Tribunal Regional Eleitoral, como substituto, para o biênio 2017/2018. Designado Corregedor-Geral de Justiça Adjunto para o período de 18.7.2018 a 31.1.2019.