TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Geral

05/05/2020 08:58

A+ A-

Em tratamento contra a Covid-19, aposentada sofre amputações

Irmão dela também contraiu doença e morreu

Cleide Moreira, 60 anos, de Sorocaba (SP), deixou a UTI na segunda-feira (4) depois de 44 dias de luta e vitória contra o coronavírus. A aposentada sofreu amputações, foi tratada em um hospital particular da cidade e teve alta rodeada por bexigas e um corredor feito por profissionais que a aplaudiram.

Segundo publicado pelo G1, Cleide contou que se recupera em casa e terá que se acostumar a uma rotina com mudanças, já que precisou amputar os dedos de um dos pés e uma das mãos depois que complicações surgiram durante o tratamento.

Maria do Carmo que é diabética não sabe explicar como teria se infectado com o coronavírus, mas se lembra bem dos primeiro sintomas. “Tosse e dor no corpo. Depois disso eu fui internada no hospital. Foram dias entre a UTI semi-intensivo. Não sei falar sobre o tempo em que estive lá porque a minha mente sumiu, fiquei muito medicada”, conta a aposentada.

Enquanto a infecção na paciente era combatida pelos médicos, ela também perdeu um irmão, Luiz Carlos Moreira, de 51 anos, para a Covid-19. Segundo a família, a doença afetou o funcionamento dos rins, foi aplicada a hemodiálise, mas ele não resistiu ao tratamento e morreu no dia 4 de abril.

Covid-19 x sangue coagulado

Segundo o médico especialista em cirurgia vascular Tauá Fortes Veiga Ferraz Santos, com o aumento de casos da infecção no mundo, uma complicação da doença vem chamando a atenção dos médicos e pesquisadores: a incidência de trombose.

A trombose é um estado em que se forma um coágulo sanguíneo dentro do vaso e pode ocorrer em artérias ou veias. Com relação ao coronavírus, ele afirma que a complicação em pacientes infectados ainda não é totalmente esclarecida.

“Sabe-se ser uma doença viral que agride os pulmões e, nos casos graves, causa lesões nos tecidos e leva a liberação de muitos fatores. Esses processos podem ativar a coagulação de uma maneira severa e causar um estado chamado de hipercoagulabilidade, favorecendo a formação de coágulos em todo organismo”, explica.

As complicações da trombose nas artérias, ainda segundo o médico, pode causar o infarto agudo do miocárdio, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a isquemia de membros, que pode levar a amputações.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias