Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Geral

Embaixadora das Filipinas que batia em empregada doméstica é chamada de volta ao país

Imagens foram divulgadas neste domingo e chegou ao governo filipino

26 outubro 2020 - 12h40Por Rayani Santa Cruz

O governo das Filipinas ordenou, nesta segunda-feira (26), o retorno de sua embaixadora no Brasil após imagens de um vídeo a mostrarem maltratando sua empregada doméstica, também de origem filipina. As informações são do G1.

Conforme o site, Marichu Mauro, que foi enviada ao Brasil em 2018 – e também tinha jurisdição na Colômbia, Guiana, Suriname e Venezuela – está sob investigação, disse o Ministério das Relações Exteriores."O Departamento de Relações Exteriores ordenou que a embaixadora da Filipinas no Brasil volte imediatamente após a publicação de algumas imagens em vídeo que a mostram repreendendo e maltratando sua empregada doméstica", diz o comunicado.

O anúncio foi feito depois de que o Fantástico e GloboNews transmitiram imagens de uma câmera de segurança que mostram Mauro agredindo repetidamente uma funcionária de sua equipe doméstica.

A mulher trabalhava na residência oficial da embaixadora em Brasília e as imagens fazem parte de uma denúncia apresentada contra Mauro em agosto.

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que a funcionária deixou o Brasil na semana passada e está de volta nas Filipinas. Segundo eles, ela deve contribuir com as autoridades locais que investigam o caso.

Milhares de filipinos trabalham no exterior e o dinheiro que enviam para casa estimula a economia local, onde muitos vivem na pobreza extrema, apesar do sólido crescimento do país nos últimos anos.