A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Geral

03/11/2018 11:30

A+ A-

Mais de 72 mil estudantes vão fazer Enem em MS; confira dicas de professores

Especialista acredita que confiar em si mesmo pode ser a chave do sucesso

Está chegando a hora de um momento de decisão na vida de muitos estudantes, é a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 4 e 11 de novembro, em todo Brasil.

Em Mato Grosso do Sul, das 72.393 inscrições para o exame, 58,8% são de mulheres e 41,2% de homens. Na Capital, mais de 30 mil pessoas irão fazer a prova. Nossa equipe conversou com estudantes e um professor para saber sobre a preparação e rotina nessa reta final.

Para Thiago Martins, Diretor e Coordenador do Ensino Médio do colégio Harmonia, em Campo Grande, a dica mais importante é ficar calmo.

“A ansiedade irá atrapalhar muito neste momento. Procure conversar sobre o nervosismo com pessoas próximas, que te deem tranquilidade”, ressalta o coordenador.

Maria Fernanda Coutinho Pessoa está cursando o terceiro ano do ensino médio, este é o segundo ano que vai fazer o Enem. Paralelo a isso, ainda vai prestar outros vestibulares para tentar uma vaga em faculdades de medicina.

“Para auxiliar a rotina de estudo e o conhecimento das provas, pratico os chamados “vestibulinhos”, provas específicas da faculdade que cada aluno pretende cursar, e posso afirmar que eles ajudaram muito no reconhecimento das minhas dificuldades e dúvidas”, fala a estudante.

Já Bárbara Furlan é aluna do segundo ano do ensino médio e vai fazer o Enem pela primeira vez. Para ela, por mais que ainda não seja ‘valendo’, a tensão já toma conta.

“Surge à tensão de realizar tal prova. Contudo, acredito estar preparada, Inclusive, nesse ano, a escola me proporcionou um estágio de observação, no qual tive a oportunidade de ter um contato direto com um profissional da medicina”, comenta sobre a área que pretende seguir carreira.

Situações diferentes, mas, para o Coordenador as dicas são as  mesmas para quem quer um resultado positivo.

“Pratique muito nestes últimos dias. estabeleça metas, tanto de estudo da teoria, quanto para resolução de exercícios. Exemplo: hoje vou resolver 40 questões. Só levante da cadeira quando concluir seu objetivo”, finaliza.

Dicas do especialista de como fazer a prova:

Utilizar mais de 5 minutos em qualquer questão, nas primeiras horas da avaliação, é inadmissível. Enquanto você ainda está descansado, é importante conseguir fazer um maior número de questões fáceis possíveis. Quando chegar em um exercício que é mais complexo ou demorar para responder, pule o mesmo!

Perder 30 minutos em uma questão é o tipo de coisa que nunca deve ser feita em uma prova como o Enem. Lembre-se que, mesmo que acerte, seu colega ao lado fez 15 questões e pode ter acertado muito mais que você.

Por fim, acredite: você é capaz de alcançar a aprovação!

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024