Se manter com a carteira de trabalho em dia ainda parece ser a preferência dos trabalhadores que responderam à pesquisa do TopMídiaNews. Para os 62,50% dos participantes, o modo CLT ainda está bastante a frente do pessoal que deseja trabalhar como CPNJ.
O restante da votação ficou a cargo de 37,50% dos votos para aqueles que já "esqueceram" a vida de carteira assinada e rumaram para outras maneiras de trabalho.
Mas o que significa trabalhar com CLT? É bem simples, o trabalhador terá um emprego forma, com carteira assinada e ele terá direito aos principais benefícios da carteira de trabalho, como FGTS, INSS, décimo terceiro, férias, jornada de trabalho de até 8 horas diárias, seguro-desemprego, aviso prévio entre outros direitos previstos.
Diferentemente do que trabalhar como pessoa jurídica e não física. Apesar de ser uma prática bastante comum nos tempos atuais, ser contratado como uma pessoa PJ significa que você vira uma empresa para prestar serviços a outra empresa sem vínculo empregatício com a empresa, podendo recolher os seus impostos e emitir suas notas fiscais.
Há quem também opte por trabalhar como PJ, mas como MEI, que nada mas é que o Microempreendedor Individual.
Porém, para se enquadrar no MEI, a sua atividade deve estar listada na lista de atividades permitidas pelo Governo Federal.