A escritora sul-mato-grossense Tânia Souza é a única representante do estado no Congresso Nacional de Consórcios Públicos e Municípios, promovido pela Fenaconp (Federação Nacional de Consórcios Públicos), que será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo e reunirá representantes de mais de 300 municípios para debater a necessidade de investimentos, qualidade de serviços prestados à população e sustentabilidade financeira.
O congresso vai reunir importantes nomes e, entre eles, estão previstos o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.
Tânia Souza se apresenta no dia 22, no Painel Educação, quando vai falar sobre a sensibilização ambiental e o olhar poético em sua obra "Bichinhos da Horta", que nasceu inspirado pela rotina das hortas como espaço educacional, visando sensibilizar o olhar dos pequenos leitores para a importância de cada criatura no equilíbrio do meio ambiente, de modo a despertar a curiosidade para as características dos bichinhos e estimular o respeito e carinho pelos seres vivos.
Poder levar esse processo para um encontro nacional é uma realização para Tânia. “Para mim, é uma alegria compartilhar essa experiência com representantes de outros municípios, pois mostra que o caminho pedagógico pode ir muito além das salas de aula, impactando no dia a dia das pessoas e trazendo novas lições”, pontua.
Para conferir a programação do Congresso Nacional de Consórcios Públicos e Municípios, acesse http://www.federacaoconsorcios.com.br/
Sobre a autora
Tânia Souza nasceu em Bela Vista (MS) e já participou de coletâneas em todo o Brasil e na Espanha. Ela publicou os livros “Desamores e outras ternurinhas” (poesia), “Estranhas delicadezas” (contos), “Um gato no jardim” (literatura para infância), o E-book Visita Felina (literatura para a infância), Entre as Rendas dos Ossos e outros Sonhos Desabitados (poesia) e Microficções e Outras Fantasmagorias poéticas (contos).
A autora foi uma das finalistas do Prêmio Leia MS com o e-book Era uma vez; produziu também o curta de animação A bruxinha, que mostra o poder da imaginação e da arte para vencer o medo.
Recentemente, ela foi uma das finalistas do Prêmio Ipê de Literatura – 2022, com o livro A Encantada. Tânia faz parte do Mulherio das Letras, um coletivo literário feminista que reúne mulheres ligadas à cadeia criativa e produtiva do livro, no Brasil e no exterior, a fim de dar visibilidade, questionar e ampliar a participação de mulheres no cenário literário. Uma de suas fundadoras é a escritora Maria Valéria Rezende.
Para acompanhar o trabalho de Tânia Souza, basta acessar seu instagram: @taniasouza.ms.