A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

02/11/2018 07:50

A+ A-

Estudante concilia trabalho com 9 horas de estudo por dia para prestar Enem: 'confiante'

Vitor diz que também foi necessário se preparar psicologicamente para a prova

O estudante Vitor Hugo Cavalcante Lopes tem 17 anos e vai prestar Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pela primeira vez no próximo domingo (4). Filho de pai pedreiro e mãe monitora de van escolar, Vitor sonha com a carreira de engenheiro mecânico, mas tem de conciliar quatro horas de trabalho diárias com nove (!) horas de estudos - ele está fazendo o terceiro ano do Ensino Médio em um colégio estadual e frequenta as aulas do cursinho popular no EACH - USP, campus da Zona Leste.

Vitor tem dois irmãos, de 4 e 20 anos. O mais velho faz Direito com bolsa Prouni, programa criado pelo MEC (Ministério da Educação) que fornece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino superior brasileiras.

Uma bolsa de estudos é o objetivo de Vitor, por estar ciente da dificuldade de conseguir uma vaga em uma universidade pública e gratuita através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) - programa criado pelo governo federal em 2010 e gerenciado pelo MEC, que tem como objetivo selecionar candidatos participantes do Enem, alocando-os em universidades federais e estaduais.

Vitor diz que também foi necessário se preparar psicologicamente para a prova.

"No começo do ano, eu sentia a pressão do mundo todo nas minhas costas. Eu me cobrava muito e isso me atrapalhava. Meus pais me ajudaram muito nessa parte também, de falar para mim ir com calma porque era só meu primeiro ano como vestibulando. Mas estou confiante. Se eu não conseguir, pretendo estudar mais. Afinal esse é só meu primeiro ano".

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024