A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Geral

15/09/2015 15:25

A+ A-

Evento comemora 20 anos de pesquisa em integração lavoura/pecuária

15/09/2015 às 15:25 |

Assessoria de Imprensa

O secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas, participa nesta terça-feira (14), a convite do chefe-Geral em exercício da Embrapa Agropecuária Oeste, Haley Nonato de Oliveira, da solenidade comemorativa pelos 20 anos de pesquisa em integração lavoura/pecuária da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados.

Lamas será um dos debatedores no Painel que discutirá a maneira mais adequada para o produtor rural adotar o conhecimento científico no campo. O debate será comandado pelo professor da UFRGS, Paulo César de Faccio Carvalho, tendo como moderador o pesquisador Júlio Salton.

O secretário é pesquisador desde 1983 na área de manejo, tratos culturais e sistema de produção com a cultura do algodoeiro e desenvolve atividades de pesquisa com essa cultura, focando sistemas de produção e sistema plantio direto, possui trabalhos publicados em diversas revistas científicas e é autor de vários capítulos de livros que tratam de aspectos ligados ao manejo do algodoeiro.

Integração Lavoura-Pecuária

Desde 1995, pesquisas são colocadas em prática em diferentes localidades de Mato Grosso do Sul que representam a realidade das regiões do Estado. Para compartilhar o sucesso dos resultados de pesquisa, que há alguns anos já possui o componente “floresta” aos experimentos, a Embrapa Agropecuária Oeste realiza o evento “Timeline Integração Lavoura-Pecuária“, que tem inicio hoje (15) e vai até o dia 17.

“A condução desses experimentos, além dos resultados apresentados, também contribuem para a ampliação de estudos multidisciplinar e na agregação de outros estudos e projetos envolvendo a Integração Lavoura-Pecuária e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta”, diz o pesquisador Guilherme Asmus, chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste.

A manhã de hoje será dedicada à comemoração, inclusive com o lançamento da publicação “20 anos de experimentação em integração lavoura-pecuária na Embrapa Agropecuária Oeste” que estará disponível gratuitamente no Portal da Embrapa Agropecuária Oeste (menu Publicações) e também na versão impressa a partir de 15 de setembro de 2015, em formato de relatório.

Na quarta-feira (16), dois workshops colocarão em discussão os aspectos prioritários para a Rede de Fomento em ILPF no Brasil e os Sistemas Integrados de Produção, com formalização de ata ao fim da reunião.

No último dia, quinta-feira (17), os participantes farão uma visita técnica às Unidades de Referência Tecnológica (URT) do Campo experimental da Embrapa Agropecuária Oeste em Ponta Porã, Dourados e Naviraí, com saída às 8 horas e retorno às 17 horas.

Na oportunidade, o pesquisador Júlio Cesar Salton, fará uma retrospectiva dos experimentos efetuados em parceria com outros pesquisadores da Embrapa, fundações, outras instituições de pesquisa e produtores rurais. Na sequencia acontece uma homenagem aos colaboradores que ajudaram a formular o projeto inicial da ILP.

Para debater a maneira mais adequada para o produtor rural adotar o conhecimento científico no campo, o professor da UFRGS, Paulo César de Faccio Carvalho, abrirá um Painel sobre o tema. Ele, que é coordenador do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (programa do Ministério da Agricultura) do Rio Grande do Sul (Pisa/RS), falará sobre os problemas e soluções e as experiências em transferência de tecnologia.

Na sequência será aberto o debate com a participação do secretário Fernando Lamas; Ademir Zimmer, pesquisador da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), coordenador regional da Rede de Fomento ILPF; Yoshihiro Hakamada, diretor vice-presidente da Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul), que também assinará parceria com a Embrapa para experimentos em ILP na área da cooperativa; Paulo Tolentino, técnico de assistência técnica privada; Luiz Alberto Moraes (conhecido como “Mandi”), presidente do Conselho de Administração da Fundação MS e diretor tesoureiro da Famasul. O moderador será o pesquisador Júlio Salton.

Na quarta-feira (16) no primeiro workshop, representantes de seis Unidades da Embrapa (Embrapa Agropecuária Oeste, Gado de Corte, Soja, Florestas, Meio Ambiente e Pecuária Sudeste) que compõem a Rede de Fomento da região 6 (MS, PR e SP) definirão estratégias para ações de Transferência de Tecnologia e de Comunicação ainda para 2015 e também para 2016. Entre os temas: condução de URTs, realização de Dias de Campo, capacitação continuada, publicações, ações de comunicação, cursos, palestras e parcerias.

No segundo workshop, sobre análise de sistemas integrados de produção, haverá a participação especial de pesquisadores que estiveram presentes no primeiro workshop sobre ILP em 1996: Luis Renato Dagostini (UFSC), Geraldo Melo Filho (Embrapa), José Eloir Denardin (Embrapa Trigo), Cimélio Bayer (UFRGS), Manuel Macedo (Embrapa Gado de Corte), João Carlos de Moraes Sá (UEPG), Amoacy Carvalho (Embrapa), Luís Hernani (Embrapa Solos) e Armindo Kichel (Embrapa Gado de Corte).

Já na quinta-feira (17) será realizada a visita técnica onde serão apresentados os experimentos de ILP e ILPF em Ponta Porã, Dourados e Naviraí.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias