TCE MAIO
(67) 99826-0686

Evento na Capital discute políticas públicas voltadas para o envelhecimento ativo

Um dos pensamentos do evento é de que políticas intersetoriais podem contribuir para a qualidade de vida da população idosa

22 NOV 2016
Sedhast
16h50min
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Superintendência da Política de Assistência Social, realiza na próxima quarta-feira (23), às 9h, no auditório da Escola do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) “Mariluce Bittar”, na Capital, o evento “Dialoga SUAS” que discutirá o Termo de adesão ao Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo.

A longevidade provoca uma discussão sobre o futuro: Como será o amanhã? É baseado neste questionamento que se espera promover por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas idosas.

Os avanços e desafios no Estado de Mato Grosso do Sul e a atual conjuntura da política de atendimento à pessoa idosa, assim como a definição de ações referente ao tema serão discutidos com todas as representatividades do segmento.

Um dos pensamentos do evento é de que políticas intersetoriais podem contribuir para a qualidade de vida da população idosa sendo necessário repensar a maneira de como são implementadas essas políticas públicas voltadas para o envelhecimento.

O evento contará com a participação de Conselhos de Direitos, Ministério Público e outros parceiros diretamente envolvidos com a questão no Estado, como a Secretaria de Estado de Saúde (Ses), Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Educação (Sed).

Envelhecimento Ativo – O Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo prevê, entre outros pontos, a promoção do envelhecimento ativo, por meio de criação de ambientes propícios e favoráveis à sua efetivação; a afirmação de direitos e do protagonismo da pessoa idosa na promoção de sua autonomia e independência; articulação intra e intersetorial, para assegurar atenção integral às pessoas idosas e às suas famílias e a integração de serviços em áreas socioassistenciais e de saúde, com fortalecimento da proteção social, da atenção primária à saúde e dos serviços de notificação e prevenção da violência.

Serviço

Evento: “Dialoga SUAS” – Envelhecimento Ativo

Data: 23 de novembro, às 9h

Local: Auditório da Escola do SUAS “Mariluce Bittar” – Rua André Pace, nº 630 – Bairro Guanandi.

Veja também