quinta, 10 de julho de 2025

Busca

quinta, 10 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

21/03/2015 11:32

Febre nacional, Quarto de Milha conquista também MS

Considerada a raça mais versátil entre os cavalos, o Quarto de Milha virou uma verdadeira febre no Brasil, e agora conquista também Mato Grosso do Sul. Conhecida pela beleza, a raça é destaque dos criadores Carlos e Conrado Stephanini, em uma paixão que passou de pai para filho.


Responsáveis por promover o IV Leilão Ouro Verde, que ocorre na tarde de hoje (21) em Campo Grande, Carlos e Conrado começaram a criar o Quarto de Milha há poucos anos, e conseguiram aliar o amor com a lucratividade.


“Começou, comigo, há uns cinco anos, como hobbie, que acabou se tornando também um negócio”, explica Conrado Stephanini, 37 anos. Porém, o que o empresário destaca mesmo é o que os animais são capazes de fazer fora dos negócios. “Hoje (ontem, na apresentação dos animais) vejo toda minha família reunida, esse é o amor que o Quarto de Milha traz”, discursou.


Para o pai de Conrado, Carlos Staphanini, 77 anos, a relação com a raça é ainda mais profunda. “Esse é o sonho de um neto de imigrantes, criado na lida, eu nunca tive uma bicicleta, até hoje não sei andar em uma, mas andei sempre no cavalo de meu pai, e no pelo (sem sela)”, diz, emocionado, o desembargador aposentado.

(foto: Geovanni Gomes)

(Carlos Stephanini e o filho, Conrado: paixão que une família e virou negócio / foto: Geovanni Gomes)


A paixão de Carlos pelos cavalos passou para o filho Conrado. Juntos, são responsáveis pelo Haras Ouro Verde, e promovem hoje a quarta edição do Leilão Ouro Verde, realizado anualmente. “Mas quem cuida de tudo é o Conrado”, faz questão de lembrar Carlos Stephanini. Dente os convidados, empresários, juristas, criadores e apaixonados pelos animais.


“Olha, está tudo sendo um sucesso, número grande de pessoas, está cada ano melhor”, destacou Conrado. O Haras Ouro Verde ofertou 15 dos 53 lotes do Leilão, a maioria pertencentes a pecuaristas, veterinários e empresários. O evento é conhecido por trabalhar especialmente com as raças Quarto de Milha e Paint Horse. Veja mais informações sobre o leilão clicando aqui. A apresentação do leilão, ocorrida na sexta-feira (20), foi uma verdadeira noite de gala.


Campeão
O grande destaque do leilão é a apresentação nacional do cavalo Hicka Rey, multicampeão nos Estados Unidos, e agora importado para o Brasil. O Quarto de Milha foi o primeiro animal apresentado. Ele não está a venda, e os interessados podem apenas entrar como cotistas, ou seja, pagar para poder receber o sêmen do animal, e manter a genética do campeão.


“É um animal que exige um tratamento especializado, é cuidado diariamente, com ração específica, tirando a temperatura periodicamente, afinal, é um atleta e um reprodutor”, explicou Clayton Souza, 45 anos, que acompanha Hicka Rey, como cuidador, profissão que exerce a 25 anos.


Entre as éguas que participam do leilão organizado pelo Haras Ouro Verde, os preços podem variar R$ 30 mil a R$ 150 mil. Dependendo da disputa, os lances podem chegar a números muito maiores.


Origem
Destaques no leilão a Quarta de Milha e a Paint Horse são raças de origem norte-americana. Inclusive, éguas vindas diretamente dos Estados Unidos serão comercializadas no evento, que ocorre nesta sexta-feira e sábado. A Quarto de Milha se formou com a chegada dos europeus ao continente, em 1611, pelo cruzamento dos cavalos trazidos pelos ingleses, pelos espanhóis e cavalos de indígenas (mustangues), também de ascendência ibérica.


O Paint Horse é caracterizado especialmente pela pelagem branca sempre acompanhada de manchas. A formação musculosa faz com que este cavalo seja adaptado para trabalho em fazenda, mas a beleza, especialmente nas áreas do pescoço e da cabeça, é opção para quem participa de eventos envolvendo público.

(foto: Geovanni Gomes)

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias