Entre os dias 19 e 21 de maio, os bares de Campo Grande e, pela primeira vez, de Naviraí - a 359 km da Capital, sediarão os encontros do Pint of Science, festival internacional que leva a ciência para fora das universidades e a aproxima do público em ambientes informais.
Criado em 2012 e realizado atualmente em mais de 25 países, o evento tem como objetivo promover o diálogo direto entre cientistas e a sociedade.
Em Campo Grande, desde 2018 participando, o festival será coordenado pela professora Ana Paula Marques, do Instituto de Biociências (Inbio) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Já Naviraí estreia como sede do evento em 2025, sob a coordenação do professor Victor Sordi, também da universidade.
A realização conta com o apoio da coordenação nacional do festival e da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul).
O tema nacional do Pint of Science 2025 será “Mudanças Climáticas”, em comemoração aos 10 anos do festival no Brasil.
Locais e programação
Em Campo Grande, os encontros acontecerão na Koch Bier Cervejaria e na Capivas Cervejaria. Em Naviraí, as discussões científicas serão realizadas nos bares Araken, Dog Burger e Black House Rock Bar. A programação completa, com temas, horários e pesquisadores participantes, será divulgada em breve.
Como novidade desta edição, serão oferecidos certificados de participação para quem preencher um formulário ao final de cada encontro.
Mais informações sobre a programação em Campo Grande podem ser conferidas no perfil do projeto O Cientista que Habita em Mim, no Instagram. Já os detalhes da edição de Naviraí estão disponíveis aqui.