Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Geral

Fórum do CONFAP em Campo Grande enfatizará a internacionalização da pesquisa

A programação contará com apresentações culturais e as entregas dos Prêmios FUNDECT de Jornalismo Científico e de Pesquisador Sul-matogrossense

02 novembro 2016 - 17h25Por UEMS

A capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, receberá nos dias 8 e 9 de novembro o fórum do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). Este será o último fórum do presidente da anfitriã FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), Marcelo Turine, que irá assumir a reitoria da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

A abertura do fórum está programada para as 9h da manhã no Auditório Manoel de Barros, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. A programação contará com apresentações culturais e as entregas dos Prêmios FUNDECT de Jornalismo Científico e de Pesquisador Sul-matogrossense. Também estão previstos o Lançamento da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de MS e a Assinatura de Acordos com CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

No primeiro dia de evento haverá também a conferência Internacionalização e Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, com Mario Neto Borges, presidente do CNPq, e mediada por Turine. Ainda na área internacional, deverá ser renovado o Acordo de Cooperação entre o CONFAP e a Fundação Bill e Melinda Gates. O presidente do CONFAP, Sergio Gargioni, e a vice-presidente, Maria Zaira Turchi irão relatar sobre os mais recentes acordos firmados pelo CONFAP com o ERC (European Research Council) e a Universidade de Bolonha. Para encerrar o dia, será avaliado o Acordo de Cooperação Técnica com as FAPs da Amazônia Legal, relacionado à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.

No segundo dia de fórum serão discutidos os desafios do Marco Legal de CTI, em debate comandado por Maria Cristina Leftel, assessora jurídica da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Nesta edição do fórum, que é a última de 2016, haverá integração e troca de experiências entre as FAPs, reforçadas pelo workshop da Rede SIGFAP (Sistema de Informação e Gestão de Projetos para Fundação de Amparo à Pesquisa) e pela reunião dos assessores de comunicação das Fundações, que acontecem em programação paralela à dos presidentes e diretores das FAPs. Na pauta da reunião estarão as experiências dos setores de comunicação das FAPs de diferentes regiões do país, seus sucessos, avanços e dificuldades. Os resultados da reunião e a importância da comunicação entre as FAPs serão apresentados aos presidentes, a fim de melhorar a divulgação científica e a visibilidade das ações das Fundações.