Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Geral

Fórum Brasil Central: Reinaldo destaca controle sanitário para produção de alimentos

18 dezembro 2015 - 16h01Por Assessoria

O controle sanitário para a produção de alimentos, grãos e carnes, teve lugar de destaque na última reunião do ano do Fórum dos Governadores que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (CBC). O governador Reinaldo Azambuja e os chefes de Estado de Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Tocantins se encontraram nesta sexta-feira (18) em Porto Velho (RO) para debater projetos e interesses em comum entre os entes da Federação.

Reinaldo divulgou que os estados do bloco de desenvolvimento econômico são responsáveis por mais de 50% da produção de alimentos consumidos no Brasil e defendeu projetos atuantes nesse segmento. Segundo ele, o controle das condições sanitárias é uma prioridade da base de projetos estratégicos. “Uma das mais importantes”, disse o governador de Mato Grosso do Sul sobre a pauta.

Nesse sentido, o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, falou sobre logística para escoamento da produção. Conforme Taques, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins têm localização estratégica, onde predomina o agronegócio. Por isso, a elaboração de pauta conjunta sobre exportações é fundamental. Para o governador Confúcio Moura, de Rondônia, aprimorar a atividade ainda contribui para elevar o Produto Interno Bruto (PIB) do País.

Ainda sobre logística, o governador de Goiás e presidente do Fórum, Marconi Perillo, lembrou a importância da criação de um banco de projetos de desenvolvimento nas áreas de infraestrutura de portos, hidrovias, ferrovias e rodovias. Segundo ele, também é imprescindível encaminhar proposta ao Ministério do Planejamento para que a União repasse recursos para, ao menos, três obras prioritárias em cada estado da região, além da liberação de uma parte dos recursos dos fundos constitucionais para financiar obras de infraestrutura.