O Papa Francisco nomeou o frei Janusz Marian Danecki como bispo auxiliar da arquidiocese de Campo Grande. A novidade foi anunciada pelo arcebispo metropolitano de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa, aos seminaristas e padres da Capital em missa celebrada nesta quarta-feira (25), no Seminário de Teologia, com a presença do bispo auxiliar dom Eduardo Pinheiro Silva e do bispo emérito, dom Vitório Pavanello.
Natural de Sochaczew, na Polônia, o frei Janusz Marian Danecki atualmente é pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Juruá, na Prelazia de Tefé (AM). Ele pertence à Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv).
Nasceu em 8 de setembro de 1951 e ingressou no Seminário Menor de Niepokalanów, aos 14 anos. Foi ordenado presbítero no dia 19 de junho de 1977, em Sochaczew. Por oito anos exerceu o ministério sacerdotal na Polônia, passando por diversas paróquias e também na arquidiocese de Varsóvia até 1984. Desempenhou atividade na Pastoral Vocacional e no Centro Vocacional de Niepokalanów. Em 14 de abril de abril de 1985, foi enviado à Missão de São Maximiliano Maria Kolbe no Brasil.
Na arquidiocese de Brasília e diocese de Luziânia (GO), ocupou a função de pároco em diferentes paróquias. No período de 1987 a 1994, exerceu atividade de formador no Seminário Propedêutico da Ordem dos Frades Menores Conventuais, no Jardim da Imaculada, em Luziânia e no Seminário São Francisco de Assis, em Brasília . Foi diretor Nacional do Movimento Milícia da Imaculada e vigário da Província São Maximiliano Maria Kolbe no Brasil de 2003 a 2007. Em 2008, seguiu para a Missão Franciscana na Amazônia, onde está como pároco, na prelazia de Tefé.