Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Geral

Com provas aplicadas em 21 municípios de MS, gabarito do Encceja sai dia 17

Temas de redação foram sobre alimentação segura e trabalho noturno

06 agosto 2018 - 10h59Por G1

O Ministério da Educação aplicou, neste domingo (5), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 592 municípios de todo o Brasil. As provas foram aplicadas no período da manhã e a tarde.

Na tarde deste domingo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os temas das provas de redação. Para os estudantes que se inscreveram para o exame de nível fundamental, a redação foi sobre o tema "Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira".

Já para os estudantes do nível médio, o tema foi "Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador".

De acordo com dados do Inep, que coordena a aplicação do exame, esta edição teve 1.695.607 inscritos: desse total, 356.326 desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281, do ensino médio.

Em Mato Grosso do Sul, o exame foi aplicado em 21 municípios. Foram utilizados mais de 240 locais de aplicação, entre unidades escolares das redes estadual e municipais.

O que é o Encceja

O exame oferece o certificado de conclusão do ensino médio e fundamental para pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

Quem pode participar

Jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização da prova, para o ensino fundamental, e jovens e adultos com no mínimo 18 anos completos na data de realização do exame, para o ensino médio.

Outras edições

Além desta edição do Encceja Nacional, o Inep aplicará o Encceja Exterior, no dia 16 de setembro, para os brasileiros que vivem em outros países. Também serão realizadas avaliações para pessoas privadas de liberdade (PPL) no Brasil, em 18 e 19 de setembro, bem como no exterior, entre os dias 17 e 21 de setembro.