Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Geral

Governo apresenta ações de incentivo e fortalecimento cultural das comunidades quilombolas e indígen

Em sua sétima edição, a Rota do Desenvolvimento é evento tradicional do Estado voltado para empreendedores e gestores

08 novembro 2016 - 16h48Por Sedhast

Para demonstrar o fortalecimento da cultura indígena, quilombola e ainda informar sobre os incentivos do Governo do Estado para essa população, a Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígenas (SPPPI) e a Subsecretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc), estão presentes no segundo dia da 7ª Rota do Desenvolvimento, evento que acontece de 7 a 9 de novembro, na Capital.

As subsecretarias, que estão na pasta da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), apresentarão durante todo o dia a rica culinária indígena, os projetos de incentivo aos pequenos produtores da agricultura familiar, a articulação nas comunidades quilombolas e com os municípios para a instalação das Coordenadorias Regionais de Igualdade Racial.

Para a subsecretária de Políticas Públicas para População Indígenas, Silvana Dias, esse espaço é importante para que as pessoas conheçam um pouco mais da cultura indígena e de como as iniciativas governamentais estão modificando o cenário dos pequenos produtores dentro das comunidades indígenas. “Dentre nossos projetos e ações temos o Proacin (Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de MS) que apoia e orienta os pequenos produtores para a garantia de renda, visando o bem-estar social e a qualidade de vida. Nossa busca é sempre o fortalecimento da nossa cultura, com uma cultura forte todas as áreas se tornam fortes, e o Governo do Estado nos dá essa abrangência e respaldo”, justificou Silvana.

Com rica culinária indígena em MS, o estande da Sedhast, conta com comidas típicas produzidas pelos índios como bolos, carnes de sol, pamonha de mandioca, e os produtos frutos dos plantios nas comunidades como melancias e castanhas, além dos artesanatos.

Sobre o evento – Em sua sétima edição, a Rota do Desenvolvimento é evento tradicional do Estado voltado para empreendedores e gestores com o objetivo de fomentar os pequenos negócios e dinamizar as economias dos municípios.