Menu
segunda, 17 de maio de 2021
MS CRESCE PELA VIDA 14 a 18/05/2021
Geral

Hospital descobre que funcionário falta há 15 anos e recebe salário na Itália

No total, ele recebeu mais de três milhões de reais ao longo dos anos

22 abril 2021 - 16h29Por Thiago de Souza

Hospital descobriu que um funcionário não ia ao trabalho há 15 anos e mesmo assim recebeu o equivalente a 538 mil euros ou R$ 3,6 milhões. O caso ocorreu na unidade médica de Ciaccio, em Catanzaro. 

O homem já foi identificado e prestou depoimento à polícia, no entanto, não teve o nome e outros dados revelados. A acusação contra ele é de fraude, extorsão e abuso de poder, segundo o jornal italiano Ansa. 

Segundo o G1, seis gerentes do hospital também são investigados em conexão com o caso, fruto de uma investigação policial mais ampla sobre absenteísmo e suspeitas de fraude no setor público italiano.

O ‘’funcionário fantasma’’ teria sido contratado em 2005, para uma vaga pública no hospital e suspeita-se que ele tenha deixado de atuar no mesmo ano. 

As possíveis explicações sobre a fraude no serviço público é que, seegundo a polícia, ele ameaçou um chefe para impedi-lo de preencher um relatório disciplinar desfavorável. Esse gestor acabou se aposentando e, ainda segundo a polícia, a ausência do funcionário não teria sido percebida pelo sucessor e pelo departamento de recursos humanos.