A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) realiza no próximo dia 5 de maio, a vacinação contra a febre aftosa na região de Planalto, em Mato Grosso do Sul. A imunização abrange bovinos e babulinos de mamando a caducando. A campanha iniciou no dia 1º de abril na região de Fronteira e se estende para as demais regiões do Estado.
Os produtores rurais terão da região de Fronteira terão que imunizar o rebanho até o dia 15 de maio. A orientação do órgão é para que os criadores aproveitem o período para fazer a vacinação contra a brucelose, em fêmeas de 3 a 8 meses.
Já a para a região do Planalto, imunização que aconteceria no dia no dia 1° foi adiada para o dia 5° de maio com o período de encerramento no dia 31 deste mês, já que durante esse tempo é proibido o trânsito de animais. A mudança foi alterada no calendário do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) pelo fato da realização da Expogrande em Campo Grande.
Com isso a vacinação que aconteceria na região do Pantanal foi postergada, e ao invés de acontecer entre 15 de maio à 15 de junho, foi transferida para o dia 19 de maio à 19 de junho. Os produtores tem até 15 dias após a vacinação para fazer o registro no site do Iagro.
Mais informações podem ser adquiridas nos escritórios locais do Iagro ou pelos telefones: 0800 679120 ou 0800 64767113.