(67) 99826-0686
REFIS FEV.

IFMS abre inscrições para 160 vagas em técnico integrado

As provas serão realizadas no dia 20 de novembro, em dez municípios do Estado

5 OUT 2016
Da redação
11h43min
Foto: Divulgação / Assessoria

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o Exame de Seleção 2017. São oferecidas 1.600 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio em Dourados e outros nove municípios. Nessa modalidade, o estudante cursa as disciplinas do ensino médio de forma articulada às da formação técnica.

Podem se inscrever estudantes que concluíram ou que irão concluir o ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2017. Também é necessário ter Cadastro de Pessoa Física (CPF).

São nove opções de cursos técnicos integrados nos dez campi da instituição. Em Dourados, são ofertadas 160 vagas para o curso de Informática para Internet.

As inscrições podem ser feitas até dia 7 de novembro. O interessado deve acessar www.ifms.edu.br/centraldeselecao. A taxa é de R$ 20 e deve ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil até o dia 8.

Estudantes que cursaram o último ano do ensino fundamental em escola pública podem pedir a isenção da taxa até 24 de outubro. O candidato deverá anexar à inscrição uma declaração de matrícula emitida pela escola ou o histórico escolar.

Cotas

Metade das vagas é reservada aos candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

Pela primeira vez, o IFMS adotará a verificação da autodeclaração de negros e pardos. As características fenotípicas de cada candidato serão analisadas por uma comissão de verificação por meio de foto enviada na inscrição.

Prova

Será realizada no dia 20 de novembro, nos dez municípios onde as vagas são ofertadas.

Com duração de quatro horas, a prova será composta por 50 questões de múltipla escolha em língua portuguesa (20), matemática (20) e conhecimentos gerais (10). O conteúdo está disponível no edital do processo seletivo.

A previsão é que a lista dos aprovados seja publicada no dia 9 de dezembro.

Veja também