Com o aumento de casos envolvendo falsos entregadores, o iFood se uniu com a Secretaria de Segurança Pública para o desenvolvimento e implementação de uma solução tecnológica capaz de confirmar quem são os entregadores cadastrados junto a plataforma da empresa, distinguindo reais entregadores de criminosos durante abordagem policial.
A iniciativa busca apoiar os entregadores parceiros e contribuir com Segurança Pública dos estados. A empresa já assinou acordo de cooperação com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro para o desenvolvimento e implementação de uma API que identifica rapidamente os entregadores que trabalham com a plataforma.
Com isso, nas operações policiais que eventualmente os parceiros da plataforma possam ser abordados, os entregadores, distinguindo rapidamente o trabalhador do criminoso e permitindo que eles sejam logo liberados para voltar ao trabalho.
A solução permite de forma totalmente automatizada e atualizada, confirmar, por exemplo, o cadastro de quem segue ativo no app e se está em rota de entrega.
Outras regiões já foram mapeadas e seguem em negociações para expansão, entre elas Ceará, Distrito Federal e Pernambuco. Mato Grosso do Sul ainda não está entre os estados escolhidos para negociação, mas em breve a ideia será expandida. A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) informou que está aberta a negociações.
“O iFood está comprometido com os entregadores reais, com a sociedade e com as autoridades para construir um ambiente cada vez mais seguro para todos. Precisamos garantir a flexibilidade, autonomia e segurança de todos que atuam em plataformas” afirma João Sabino, diretor de políticas públicas do iFood.