Um incêndio atinge prédio na zona norte do Rio de Janeiro, na Rua Roberto Silva, nesta quarta-feira (12/2). Imagens mostram pessoas tentando pular das janelas, próximo às grades.
Segundo informações do governo estadual, o fogo deixou pelo menos 22 pessoas feridas, sendo que 9 estão estado grave – 8 entubados na UTI do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Não há relato de mortes até o momento.
No local, funciona uma fábrica de fantasias de Carnaval e de uniformes militar, que é responsável por grande parte do material produzido para o desfile das escolas de samba do Rio.
Segundo o Corpo de Bombeiros informou ao Metrópoles, cerca de 90 integrantes da corporação e 30 viaturas estão atuando na ocorrência. As vítimas foram levadas para hospitais da região.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram moradores presos nas grades, pedindo socorro e tentando escapar das chamas e da fumaça. Veja:
Carnaval afetado
As escolas de samba Império Serrano, nove vezes campeã do Carnaval carioca, e Unidos da Ponte informaram que a maior parte da produção de suas fantasias para o Carnaval de 2025 estava na fábrica atingida pelo incêndio.
A Império Serrano emitiu nota e lamentou a tragédia que atingiu as dependências da Maximus Confecções. Segundo o comunicado, a produção das fantasias para o Carnaval de 2025 estava armazenada na fábrica. Não foi revelado, no entanto, o tamanho do prejuízo.
“O Império Serrano lamenta profundamente o incêndio que ocorre nas dependências da Maximus Confecções, nesta manhã, em Ramos. Informamos que toda a produção das fantasias do Carnaval 2025 do Império Serrano se encontra na fábrica”, diz a nota.
De acordo com a escola, a segurança das pessoas envolvidas está sendo garantida e mais informações serão comunicadas em breve. Ainda não foi divulgado se os estragos atrapalharão o desfile deste Carnaval.
Já a Unidos da Ponte lamentou “profundamente” o incêndio e informou: “Toda produção de nossas fantasias para o Carnaval 2025 se encontra nesta fábrica. É de extrema importância garantir a segurança de todos que estavam presentes no local”.